quinta-feira, 14 de março de 2019

Nossa Casa de Oração - II

Modéstia - تواضع - "tawadae" צניעות - Tzenuit

O vestuário para a oração deve ser modesto - as mulheres devem cobrir os ombros, a clivagem e as pernas. Os homens devem cobrir pelo menos até os cotovelos e todas as pernas. As roupas de oração devem ser respeitáveis,  modestas e confortáveis. 

Manto de Oração - טַלִּיתالتاليت - Coloca-se antes da oração. 

Um manto é um item "ritual tradicional" estilizado usado como uma manta sobre a cabeça e ombros. O manto é uma adaptação do antigo sudário de cabeça cotidiana usado pelos povos semíticos. Quando ocorreu a dispersão do povo para entre as nações, uma versão estilosa foi confeccionada apenas para o momento das rezas. 
Pode-se ajustar o manto como eles ficarem melhor. O manto é usado por causa das franjas que são colocadas em cada um dos quatro cantos. 

Estas franjas são chamadas "zitziote" e devem ter pelo menos um fio de cor "tehelet" correndo através deles para cumprir o mandamento do tzitzit. 
Da cor do ceu; da cor da grama; da cor de alho poró; da cor do mar!
A colocação do talit é sempre precedida por uma bênção: "Bendito és tú, YHWH nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com os Seus mandamentos e nos ordenou usar tzitzit nos quatro cantos da nosso manto. 


Este mandamento é encontrado no livro de Números 37 “YHVH disse a Moisés: Fale aos israelitas que façam borlas nas extremidades das suas roupas e ponham um cordão tehelet em cada uma delas; façam isso por todas as suas gerações. 



Para quando olharem para essas borlas, se lembrarão de todos os mandamentos de YHVH, para que lhes obedeçam e não se prostituam nem sigam as inclinações dos seus corações e dos seus olhos. 

Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu YHVH vocês serão um povo consagrado.

41 Eu sou YHVH, o seu Deus, que os trouxe da casa dos escravos(Egito) para ser o Deus de Israel.

Eu sou YHVH, o seu Deus". Números 15:37-41

Como nós vimos na postagem anterior, os karéos sentam-se em um piso carpetado e não têm cadeiras no interior do recinto da casa de oração, exceto para aqueles que sejam idosos, doentes e deficientes que necessitam estarem sentados.

Para onde o sol nasce, dentro da sala de oração, (no leste), está o "Hekhal" ou a Arca Santa, que contém o Sefer Torá shebiktav.
Os B’nei karéo, assim como os derabanan, sempre se viram para o leste ao rezar, porque está escrito que todos israelitas, enquanto estiverem no exílio(galut; hégira), devem se virar para a cidade do Grande Rei - "Jerusalém". 

Em 1 Reis 8:35 diz:

"Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido,"

O  serviço de oração
Um hazan (cantor) lidera o serviço de oração - ele é um sabe cantar as orações em suas melodias tradicionais, mas é necessário ser um hazan profissional ou hakham (sábio) para liderar as orações. 
Quem conhece bem as orações, pode conduzir a congregação sempre que for necessário. É importante perceber que um moré, hakim ou zaken, como um rabino, não é um sacerdote (a menos que ele seja, da tribo de Levi e kohen), mas cada casa de oração precisa de um responsável, digamos de "gerente executivo" na comunidade para ajudar a gerir a casa.

Porque os fariseus são tão diferentes?

A mudança drástica que ocorreu nas sinagogas dos fariseus, onde assentos foram implementados e prostração tornou-se  quase extinta e nas sinagogas ortodoxas ainda mantêm a divisão masculina e feminina (muitas vezes com uma barreira entre os dois). Com a queda do templo e a derrocada dos saduceus, os fariseus quiseram se diferenciar e adotaram práticas e costumes inovadores, deixando parte da aparência do serviço do Santo Templo, aos cuidados dos Romanos e sua Igreja Universal (para todos), numa estratégia para iludir os antigos saduceus, e se estes aderissem, acusá-los de heresia e idolatria. Com a ascensão do islamismo, outra parte das tradições caiu em mãos dos islâmicos, tais como a ablução de mãos e pés, entrar descalço e a prostração durante a oração.
(islâmicos prostrados na salat - reza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário