terça-feira, 12 de março de 2019

Hoje conversão e no 2º século; a perversão!

"Venha antigo descendente dos saduceus, agora você entra em israel como goi convertido, esqueça a soberba e arrogância que um dia esta casa foi sua, estes campos e vinhas foi seu, esta terra era sua e agora você será contratado como um servo vendedor de água ou cortador de lenha."
"Shulchan Arukh, HaEzer 4:37

Mas os anusim que retornam à lei de Israel, parece-me que é permitido casar entre eles semelhante a outros convertidos.
Baseado nas pesquisas do escritor francês Odon Lafontaine, que está particularmente interessado em estudos islâmicos, islamismo e história islâmica e nas origens do Islã, tendo já publicado vários livros sobre o tema e o padre Édouard Marie Gallez , doutor em teologia e história religiosa  da Universidade de Estrasburgo, que também ja publicou vários trabalhos relacionado com o tema, aproveitamos alguns dos seus pensamentos para enriquecer nosso entendimento do que se passou como a comunidade dos israelitas saduceus que professavam suas crenças, contrárias as dos derabanan.  
Estes escritores falam que há, no entanto, uma diferença entre Mandeus e qasaitas, consistindo que os mandeus são muito  hostis aos rabinos. O mandeísmo é uma religião étnica classificada por estudiosos como gnóstica, remanescentes até os dias atuais. Veneram João Batista como o seu Messias e praticam o ritual do batismo. Possuem cerca de 100.000 adeptos em todo o mundo, principalmente no Iraque.
(mandeus)
Mas por trás da hostilidade velada, se encontra um passado obscuro, na qual os fariseus( os que se separaram da casa de Israel) não tratam em suas literaturas abertamente.
O que aconteceu, é que depois da queda do templo e destruição do estado de Israel por completo os israelitas novamente ficaram como um povo sem pátria, e  os rabinos se aproveitaram da situação, nos anos 135 a 200 E.C., receberam dos "camaradas e sócios" romanos a autorização e a obrigação de definir quem era judeu e quem não era.
Em geral todos aqueles que não aceitaram os ensinamentos dos rabinos fariseus e sua "Lei Oral"   foram declarados goim(não-judeus), mesmo sendo israelita de quatro costados, ou convertidos legalmente.
Então os remanescentes da comunidade de saduceus  fugiram para longe do centro do império romano refugiando-se-se no Iêmen, Ibéria, Hit no Iraque; Maghreb e outros pontos distantes.
Mas porque fugiram? Esta questão da definição de quem seria judeu ou não era muito importante; pois na verdade, apenas os judeus estavam isentos do culto imperial.
O que significava os saduceus, outros não idolatras após serem definidos como não-judeus pelos rabinos estavam obrigados a adorar os imperadores romanos como deuses, contrariando frontalmente a Torá de Moshé e o primeiro mandamento i.e. o Shemá. 
Além de idolatras, sofreriam zombaria dos derabanan e ainda teriam que pagar impostos a Roma, enquanto os rabinos folgavam alegremente.  
Provavelmente é daí que data a hostilidade dessas diferentes escolas aos judeus rabínicos que são identificados como aqueles que foram poupados por Roma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário