Os saduceus solidificaram-se como um grupo logo após a revolta dos Macabeus (167-160 a.E.C.). Herdeiros de uma persistente tendência dentro da nobreza judaica, e viam o judaísmo como uma religião centrada no Templo, em vez de uma maneira centrada na Aalakha "ie" lei de boca dos separatistas fariseus.
A política militar hasmoneana e a expansão econômica, gradualmente veio a exercer uma enorme influência na corte do kohem e rei João Hircano (134-104 a.E.C.). Segundo Josefo o povo vivia bem naqueles tempos.
Sua influência predominou até o fim do reinado do kohem e rei Alexandre Janeu (76 a.E.C.), um dos últimos hasmoneus.
Sob o domínio da rainha Alexandra Salomé apelidada como Shalom Tzion (76-67 a.E.C.), os saduceus perderam o seu poder, e seu número diminuiu consideravelmente.
(Salomé - a rainha dos fariseus)
"No 4º dia de Tamuz o Livro das Decisões foi derrubado" - Porque os saduceus tinham um livro no qual estavam escritos decisões sobre o qual a Torá Escrita de Moisés (תורה שבכתב, "Torá que é escrita") determina a pena de: Fogueira,e a execução por espada, e estrangulamento.
No Scholion sobre Megilat Ta'anit , Versão A 1, traz uma alusão a isto:
"E se alguém lhes pergunta: "Como você sabe que deve ser lapidação ou fogueira? ", Eles não saberiam como trazer provas da Torá, mas [respondem] que Está escrito e guardado no Livro das Decisões. No dia em que [nós os fariseus] a aboliram, nós fizemos desta data um dia de festa.
Shimon ben Shetach, irmão da rainha Salomé viúva do hasmoneu kohem e rei Alexandre Janeu, conseguiu expulsar definitivamente os saduceus; um grupo que que haviam dominado o Sanhedrin na época dos hasmoneus e negava a "torá oral - de boca" e a autoridade dos sábios fariseus , substituindo-os por leais discípulos da turma da torá oral, em 28 de Tebet do ano de 3680 da Criação.
Fonte de pesquisa : Chabad
Os saduceus se saíram "menos pior" sob Hordus, o Grande (37-4 a.E.C.), que era profundamente desconfiado da nobreza judaica nativa.
Com a imposição do estado romano direto (6 E.C.), o destino dos saduceus ficou igual ou pior. Entre 6 e 66 E.C. os saduceus durante estes anos, foram capazes de manter o cargo de Kohem Gadol( que era direito de Tzadok), mesmo debaixo dos pés e sob a rédea dos fariseus(nosso sacerdócio foi corrompido pelos fariseus).
A revolta de 66-70 E.C. significou hipoteticamente o fim dos saduceus, pois quado Anás ibn David, levantou a al anannya, na Babilônia, existiam ao menos 14 seitas de saduceus por lá. Embora os saduceus de jerusalém tivessem tentado impedir a revolta e o derramamento de sangue, os romanos não estavam com eles e sim com os fariseus que queriam a guerra a qualquer custo.
Com a destruição do Templo (esse era o principal motivo) e da dissolução da nação( efeito colateral da ação dos rabinos), os Saduceus foram relegados as brumas do esquecimento, ou foram cooptados pelo movimento rabínico na academia de Jabiné, ou mortos.
Nesses tempos, a cidade era conhecida como Iamnia, também chamada de Jamnia . Foi legado pelo rei Hordus após sua morte a sua irmã Salomé . Após sua morte, passou para o imperador Augusto , que a administrou como uma propriedade imperial privada, um status que deveria manter por pelo menos um século.
Após a morte de Salomé, Iamnia entrou na propriedade de Livia , a futura imperatriz romana, e depois para seu filho Tibério.
Nesses tempos, a cidade era conhecida como Iamnia, também chamada de Jamnia . Foi legado pelo rei Hordus após sua morte a sua irmã Salomé . Após sua morte, passou para o imperador Augusto , que a administrou como uma propriedade imperial privada, um status que deveria manter por pelo menos um século.
Após a morte de Salomé, Iamnia entrou na propriedade de Livia , a futura imperatriz romana, e depois para seu filho Tibério.
Trocando em miúdos, os rabinos, fariseus, derabanan foram morar e legislar com seus amigos e protetores romanos.
A maioria dos "remanescentes dos saduceus" creem que os fariseus, pais dos rabinos contemporâneos usurparam o poder da nação das mãos dos levitas e kohanim que eram representadas principalmente pelo movimento Saduceu durante o período do II Templo, pois na ausência de profetas e um forte rei da linhagem de Davi, que poderia ter evitado tal manobra, os levitas e kohanim ficaram indefesos diante da manobra cruel dos fariseus.
É bem sabido que a segunda metade do período do II Templo foi marcado por um movimento - e muitas vezes cruel - batalha entre os fariseus e os saduceus, que os fariseus ganharam no final.
A maioria dos saduceus, kohem, kareós em hégira pelo mundo e "fora" do judaísmo rabínico reivindicam portanto, que foi o lado "errado" que ganhou e esta é a razão que judaísmo fariseu se tornou normativo;
*Demonização dos hasmoneus;
*Demonização dos saduceus;
*Criação de outra "lei", a de boca, com o pretexto que ela fora dada por Moisés;
*Se aliaram ao poderio militar romano;
*Criaram uma falsa ideia de um super rei, um messias impossível.
*Introduziram regra sobre regra para ocupar o povo;
*Introduziram regra sobre regra para ocupar o povo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário