Ilkhot Teshubá 3:7 - Cinco tipos de indivíduos podem ser classificadas como hereges na lei dos rabinos:
Aquele que nega a existência de YHVH ou o governante do mundo;
Quem diz que existem dois ou mais governantes do mundo; ( ex: Deus Pai, deus Filho e Deus espírito)
Aquele que aceita que existe um Senhor do mundo, mas mantém que ele tem um corpo ou uma forma; ( Ex: o conceito de verbo encanado do cristianismo)
Efraim deixou os fariseus e se juntou com os messiânicos.
Quem nega que YHVH é o Único Primeiro Ser e Criador de toda existência;
Aquele que atende entidades que servem de intermediário entre ele e YHVH, como estrelas,constelações ou qualquer outra entidade; ( Por ex: os kabalistas pedem ao anjo Metraton sifrá??)
" Meu povo se perde por valorizar lixo, acreditam em cabala, olho grego, fitas e outras bugigangas esquecendo-se do mandamento: "não terás outros deuses, nem se inclinarás aos exércitos dos céus para adora-los!"
Ainda de acordo com Ilkhot teshuba 3:6, os minim, não vão para o céu, só se for para o céu da boca. Suas almas são amaldiçoadas pelos rabinos e são julgadas pelos seus pecados por terem desobedecido os santos fariseus rabinos.
O Birkhat haminim é uma maldição que é entoada para os hereges. A crença de que a maldição era dirigida aos não judeus era por vezes motivo de perseguição aos judeus. Lembrando, que no II séculos os saduceus foram declarados não judeus, e de certo modo as maldições proferidas para os rabinos era para este grupo dos filhos autênticos de Israel, que foram declarados pelos rabinos como não judeus, por não aceitar se encurvar diante dos rabinos.
O entendimento hodierno ocidental geralmente avaliou que o Birkat ha Minim provavelmente originalmente incluiu os nazarenos (النصارى) junto com os saduceus e betusianos antes que o cristianismo se tornasse marcadamente uma religião romana e goi.
Epicurismo - Ilkhot Teshubá 3:6 - Três pessoas que podem ser classificadas como Epícuristas:
O epicurista nega a existência de profecia e comunicação de YHVH aos corações dos homens, contesta a profecia de Moisés e nega que o YHVH é onisciente;
O epicurista nega a existência de profecia e comunicação de YHVH aos corações dos homens, contesta a profecia de Moisés e nega que o YHVH é onisciente;
De acordo com os rabinos o epicurista não tem uma porção no céu . Suas almas são condenadas e são julgadas pelos seus pecados.
(Qofer ba-Torah): Aquele que nega a Torá Oral (Os saduceus, betusianos, essênios, ananitas e caraítas)
Ilchot Teshuba 3:8 - Três pessoas que podem ser classificadas como "Aquele que nega a Torá Oral"
Aquele que nega que mesmo um verso ou uma palavra da Torá seja de YHVH. Incluindo aqueles que dizem:
"Moshe fez essas declarações de forma independente";
Quem nega a interpretação da Torá, a lei oral ou contesta a autoridade de seus porta-vozes, assim como Sadoq e Beitus;
Aquele que diz que, embora a Torá Oral tenha vindo de YHVH, o Criador substituiu uma mitzvá por outra e anulou a Torá original, como os muçulmanos e os cristãos;
De acordo os rabinos, aqueles que negam a Torá não vão para o céu. Suas almas são condenadas e são julgadas pelos seus pecados".
Sobre o status dos hereges na lei dos rabinos
O status dos hereges na lei judaica é incerto. Embora existam certos regulamentos espalhados por todo o Talmud em relação aos mínim, o mais próximo do termo português "herege", estes são principalmente de natureza "hagadica" , por códigos para que estranhos tomem pouco conhecimento deles.
Os órgãos do Ma’amad - governo da sinagoga freqüentemente exerceram, por motivos de defesa do farisaísmo, seu poder de excomunhão contra judeus não rabínicos. O herege foi teoricamente excluído de uma porção no mundo vindouro mas os sanhedrim nunca participou de tal coisa; essas excomunhões são fruto da defesa dos israelitas étnicos contra os sonhos rabínicos de poder messiânico.
Há, no entanto, nos códigos rabínicos, leis e regulamentos relativos à relação do judeu com o herege (saduceu). O sentimento contra o herege era muito mais forte do que aquele contra o pagão. Enquanto os rabinos dizem que pagão trazia suas ofertas para o Templo em Jerusalém e os Kohanim os aceitaram..será?, os sacrifícios do herege saduceus não foram aceitos no templo, mesmo quando eles estavam no comando do templo...será?(Ul 13b, et al.).
Ensinam os rabinos, que os parentes rabínicos do defunto saduceu não podem observar as leis do luto após a sua morte, mas vestirão roupas festivas, comerão e beberão e se alegrarão e zombarão do morto.
Um tefillin e mezuzot escrito por um saduceu deve ser queimado.
Um animal abatido por um saduceu/caraíta é alimento impuro para os rabinos.
Livros escritos por saduceus não tornaram as mãos impuras; Eles não devem ser salvos de um incêndio no sábado.
O testemunho de um saduceu não é admitido como prova nos tribunais dos rabinos, e se um judeu rabínico encontrou um objeto pertencente a um saduceu, ele é proibido de devolvê-lo ao dono saduceu.
Aulas de hereges
O "mumar le-hachis" (um que transgreda quanto à raiva), em oposição ao "mumar le'teavon" (que transgride para entrar), foi colocado por alguns dos Rabinos na mesma categoria que o mínimo (Ab Zarah 26a; Hor. 11a).
Mesmo que ele tenha transgredido habitualmente uma lei (por exemplo, se violou desafiadoramente uma das leis dietéticas), ele não tinha permissão para desempenhar nenhuma função religiosa , nem ele poderia testemunhar em uma corte judaica ( Sanh. 27a; Yad, 'Edut, x. 3 ;Toshen Mishpat 34, 2).
Aquele que violou o sábado dos sábios ou adorou ídolos não podia participar do "erub khazerot" , nem poderia escrever uma declaração de divórcio (Shulch E 'Aruk , Eben ha-'Ezer , 123, 2).
Aquele que não se permitiria ser circuncidado não poderia realizar a cerimônia em outro (Yoreh De'ah , 264)
Enquanto o tribunal dos rabinos não conseguia obrigar o Mumar a se divorciar de sua esposa, apesar de exigido isso, obrigou-o a apoiá-la e a seus filhos e pagar-lhe um subsídio até concordar com um divórcio (Eben ha-'Ezer , 154, 1)
Na sua morte(de um saduceu), os que estão presentes não precisam rasgar suas roupas (Yoreh De'ah , 340, 5).
O mumar (saduceu, caraíta, anusim, converso e marranos) que se arrependeu e desejou a readmissão na comunidade rabínica é obrigado a tomar um banho ritual, o mesmo que um gentio prosélito.
(Yoreh De'ah , 268, 12).
Se ele afirmasse ser um bom judeu rabínico, embora houvesse a suposição que ele adorou ídolos em outra cidade, ele seria aceito, no caso de não ter obtido benéficio com tal adoração.( Yoreh De'ah , 119, 11). Por exemplo, um que viaja a China e lá adora Buda, e quando volta estrá tudo bem. Mas se você rejeitar o comando dos rabinos e adorar a YHVH, você é considerado um idólatra.
Há indivíduos que foram completamente excomungados, bem como aqueles cujos trabalhos sozinhos foram condenados como heréticos.
Elisha ben Abuyah : sábio saduceu; Anan ben Davi : fariseu que rejeitou o talmude. Maimônides : Suas obras foram condenadas e queimadas por Sholomo he Montpellier e Yonah Gerondi (que mais tarde se arrependeu de suas ações);Gersonides : Suas obras condenadas por Shem Tov ibn Shem Tov; Abraham Abulafia : Suas obras condenadas pelo rabino Shlomo ben Aderet . Shabatai Zevi : o famoso "messias" que se converteu ao islamismo; Jacó Frank : um segundo "Messias falido" que mais tarde se converteu ao cristianismo ; Barukh Spinoza: Excomungado nos Países Baixos por sua visão saducéia; Moshe Haim Luzzatto: Excomungado na Itália por ensinamentos sobre a era messiânica; Jonathan Eybeschutz: acusado da heresia sabatai por Jacob Emden; Shneur Zalman de Liadi: carregado com heresia pelo Vilna Gaon; Chassidismo: por acreditar nos poderes do Tzaddik e na imortalidade do Rebe;
Dawidd Zvi Hoffman: Seu trabalho Mar Samuel julgou conter heresias por Samson Raphael Hirsh; Mordecai Kaplan: Excomungado pela União dos Rabinos Ortodoxos após a publicação de seu Livro de Oração do Sábado; Louis Jacobs: impedido de se tornar o rabino-chefe britânico e retirado do púlpito devido às suas visualizações publicadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário