Os saduceus não creem em anjos, demônios, ressurreição, ou prêmios no "olam rabá"(العالم القادم) merecidos por uma vida piedosa e cumpridora das mitzvot derabanan (mandamentos dos rabinos isabelitas), ao contrário querem viver suas vidas de forma luxuriantes, não esperando as recompensas divinas. Assim asseveram as pregações derabanan (assim os rabinos dizem).
Seriam isto assim mesmo? Nós não acreditamos na recompensa de YHVH, já que nas Escrituras Hebraicas não existe nenhum termo técnico como “ressurreição”, mas encontramos palavras paralelas, como em Isaías 19:26, que transmitem a mesma idéia, entre elas (קוּם) kum, “levantar-se” vejamos:
Veja por exemplo a musica "Kuma Adonai" -Sl 68:1-26 - Levanta-se YHVH!
![](https://img1.blogblog.com/img/video_object.png)
Os derabanan ("rabinagem isabelita") após derribar o sinédrio saduceu na época de Malikat Salomé, minar a monarquia dos hasmoneus, trazer as legiões romanas para Eretz Sion, colaborar com os invasores romanos, fazer acordo com o general Tito para fuga de 70.000 de seus partidários na figura do fugitivo rabino fariseu João ben Zaqai, apelidado de Ribaz ריב״ז, no momento do alto fogo da guerra civil e de invasão romana, que eles mesmo começaram com a imposição de sua lei de boca, culminado com a queda do 2º Templo, 1.000.000 de mortos , estupros, 100.000 escravizados e a hégira pelos próximos 2 milênios.
( Queda de Jerusalém em 70 E.C.)
Pelos séculos os fariseus isabelitas contam ao mundo sua versão do partido opositor da lei de boca, segundo eles (rabinos) os famigerados "saduceus". Vejamos a questão de não acreditar na recompensa (base da religião dos separados de Israel) que eles atribuem aos saduceus.
Segundo os derabanan(rabinos), o pai do nosso movimento foi um certo hakham, que antes da era comum, proferiu um ensinamento, e como nosso entendimento das coisas é débil, para não dizer imbecil, entendemos tudo errado e criamos os partidos dos "Justos" e "a Casa dos Issim".
"Antigonos, homem de Sokho, recebeu de Shimon, o Justo (ha sadiq). Ele dizia em Pirkê abot 1:3:
"Não seja como servos que estão servindo ao mestre a fim de receber uma recompensa, e sim como servos que estão servindo ao mestre não para receber uma recompensa; e que o temor do Céu esteja sobre você"."
Arrazoemos então:
Em Daniel 12:2,3 diz:
"E muitos dos que dormem no pó da terra se levantarão uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a sedaqá (justiça) refulgirão como as estrelas sempre e eternamente."
Com o texto do nabi, fica claro a mim, que haverá um levantar-se, e penso que os antigos saduceus antes de mim também puderam ver assim.
Só que eu penso que esta ressurreição não será para mim, e eles os saduceus pensavam que também não seria para eles, pois sempre haverá outros melhores e com maior justiça que mereçam o favor Divino.
Mesmo julgando que não terei alguma recompensa, devo amar a YHVH, sem esperar recompensa.
Em Dt.6:5 diz:
“Amarás pois a YHVH teu Senhor de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.”
Prêmios e recompensas de Deus são para rabinos, cristãos e outros, para nós não. Segundo o rabino tanna Abba Saul ben Batnit que viveu em Jerusalém por volta do ano 40 E.C. . Ele diz:
“Deve notar-se especialmente que "a casa de Boeto" encabeça a lista das famílias sacerdotais perversas e pecaminosas”.
Se eles dizem que somos malvados, nós não esperamos recompensas"- Que YHVH julgue a nossa causa!
Devemos esperar sandálias de ouro depois de nossa morte?
Boa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário