sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Quem ficou com o butim dos israelitas qaréos da Ibéria?


Significado de butim
substantivo masculino

1.conjunto de bens materiais e de escravos, ou prisioneiros, que se toma ao inimigo no curso de um ataque, de uma batalha, de uma guerra.

2.produto de roubo ou de pilhagem.

A revista judaica Morashá em sua edição eletrônica do dia 2 Heshvan 5780 (31 OUTUBRO 2019), traz uma edição sobre a presença judaica na Grécia, e no corpo do texto em certa altura diz:

"Inicialmente, a zona italiana constituía um porto seguro para os judeus que foram cautelosos de deixar, a tempo, as zonas de ocupação alemã e búlgara. Os búlgaros reuniram os judeus da Trácia em 3 de março de 1943. Anteriormente, tinham saqueado, de modo organizado, os valores e propriedades comunais e individuais judaicos. Todo o butim acabou nos cofres do Banco Nacional da Bulgária. Deportaram 4.700 judeus das seguintes cidades em sua zona de ocupação: Cavala (1.800), Serres (596), Drama (780), Alexandrópolis (150), Comitini (819) e Xanti (561)18."
Este dado é um precedente que nem de longe é tratado quando se trata dos israelitas qaréos arrastados aos tribunais políticos-religiosos que ocorreram na idade média nas terras de al Andaluz, pois há indicações; segundo Abraão aben Daud: 
"[...] A pregação de aben Al Taras (qaréo espanhol), levou os líderes dos fariseus de Sefarad a uma ação virulenta do médico del Rei, dr. Joseph Ferrizuel "Cidellus" (Alkabri), um judeu rabínico favorito do el Rei Afonso VI; deste, obteve autoridade para tratar sem piedade(Abraham ibn Daud relates that he treated the Karaites ruthlessly and expelled them from all the citadels in Castile. - encyclopedia.com) e também expulsar os israelitas não rabínicos(qaraitas) de todas as cidades de al Andaluz."
 
Curiosamente se diz que Dr. Cidellus "Acumulou uma grande quantidade de propriedades na cidade de Toledo e em seus arrebaldes, que após sua morte foram confiscadas pela corona espanhola." 

Joseph ibn Ferruziel ou Ferrizuel (nascido em 1145), nascido em uma família originária de al-Andalus, era médico do rei Alfonso VI (morto em 1109) de Castela, conquistador de Toledo e um dos seus mais notáveis cortesões judeus na corte espanhola. Ferruziel desfrutou da confiança do monarca cristão e recebeu várias propriedades dele após a conquista de Toledo em 1085. Como nasi das comunidades judaicas no reino castelhano, ele exerceu considerável responsabilidade e poder político. Seu sobrenome, Cidellus, Cidiello ou Sayyd; quer dizer chefe.[Enciclopédia de Judeus no Mundo Islâmico]
Uma pergunta que me incomoda a alma: "Seriam estas propriedades adquiridas pelo dr. Cidellus, o botim(prêmio) por ter expulsado os qaréos de Castela? e este botim seriam as propriedades onde residiam os qaréos de Castela?"
Hakham Salomão haMelekh disse:
"Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós." Eclesiastes 1:10 
A história continua a pegar peças, pois em seguida a expulsão, lá no al Magrebi, diz o rambam Abu Imran Musa ibn Maimun Abidulah, al kurtubi al israili: "...os heréticos caraítas[exilados de al Andaluz] são executados no Bilad al Magrebi".

E os poucos pertences que estes pobres exilados levaram... seus livros escritos?


Um israelita islâmico, que seus antepassados foram islamizados, se chama Ismaël Haïdara; ele é o guardião da biblioteca de sua família os "kuti iehudi", iniciada por ancestrais que fugiram da perseguição religiosa na Espanha no século XV. Haidara diz: "Esta é a história de nossa família", ele disse, folheando com cuidado as páginas. "Foi escrita em 1519."


Acervo Tumbuctu no Mali


A empoeirada coleção de páginas frágeis e quebradiças, escritas na florida caligrafia árabe medieval, também representa o futuro incerto, ou que se repetira em forma de "loop" para esse entreposto que passou muito tempo esquecido.

Parte do acervo dos al Andaluzes foi-se para Tumbuktu, cidade fundada como entreposto comercial pelos nômades da região ainda no século XI, tempo que curiosamente havia muitos qaréos em al Andaluz e era vivo nosso hakham Al Taras.

Outra parte de nosso butim intelectual, parece-me que foi levado pelos de Kertch, e depois encadernado como se fosse de lá ...

Continuará...


Nenhum comentário:

Postar um comentário