segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Qaréo - Tiago filho de Rubin

"Interior de uma aljama musilim" 
JACOB BEN REUBEN(יעקב בן ראובן) foi um qaréo(qaraita), estudante e comentarista do Mikrá ha Qodesh, há "hipotese" levantada por alguns que seja nascido em Bizâncio,no século 11; nós dizemos que ele era um andaluz(espanhol).


Segundo se conta, ele viajou para vários países, como missionário do karaismo e, ao mesmo tempo, tentou coletar comentários, principalmente em árabe, escritos por seus antecessores karaitas de língua árabe(atenção colegas de língua árabe).
Será a maior riqueza o dinheiro? Penso que não!

Ele escreveu um breve comentário em hebraico em toda o tanakh, intitulado Sefer ha-Osher [O livro da Riqueza], porque, como ele diz na introdução, o leitor encontrará nele informações suficientes e não precisará recorrer a muitos comentários volumosos, que o próprio autor consultou.

O livro é, de fato, apenas uma compilação de trechos de autores karaitas anteriores, daí os frequentes glossários em grego e árabe; alguns desses escritos são desconhecidos.


Gravura - economia e sociedade no al Andaluz

A explicação do autor de qualquer passagem é frequentemente introduzido pelas abreviaturas ou (ie, Árabe"ma'nahu" ou "ya'ni" = "isto é"); e explicações divergentes de outros comentaristas são adicionadas uma após a outra e precedidas pela frase vaga ("outro diz"). 

Tiago aproveita-se principalmente de um extrato da obra do estudioso Karaita do século X, Jafé ibn Ali (يافث بن علي), simplesmente reproduzindo passagens de seu comentário em árabe principalmente no Pentateuco.


Mas Tiago também se baseou em outros autores karaitas, o último dos quais é Ieshua ibn Iehudah , que, até onde se sabe, viveu por volta de 1054 (ver Harkavy, Hadashim gam Yeshanim, vii. 17). Esta data aponta para a segunda metade do século XI como a data de composição do Sefer ha Osher.

Somente seus comentários sobre os Profetas,mais Tarde (exceto Isaías) e Hagiographa (exceto Salmos) intitulados Mivḥar Yesharim "apareceram" impressos (Eupatoria, 1836) junto com Sefer ha-Mivḥar por Aaron ibn Iosef ha Zaqen(o Velho).

Entre os autores rabbiníticos, Tiago cita Abu al-Walid ibn Yanah ; mas suas citações aparentemente foram intencionalmente suprimidas pelo slavo/khazar Firkovich em sua edição.

Abraham Firkovich tentando dar um verniz de credibilidade para sua causa, disse que Jacob tinha vivido em Kerch[?], no sul da Rússia, disse ter sido chamado em hebraico; e ele afirma que a citação muitas vezes no comentário do Pentateuco é idêntico a Abraham ben Simhah, de Kerch (c. 986), personagem inventado por ele. Ambas as suposições são pífias na melhor das hipóteses, e a maioria dos estudiosos as rejeita. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário