Sinagoga Karaita, Anan ben David
O Nasi Anás aben David ben Haniná (ענן בן דוד) era um político fariseu de Babel, que viveu supostamente lá pelos idos de 715 a 795 EC. Ele é considerado o fundador do movimento que inicialmente foi chamado de al Anannya (Ananitas), e muito tempo depois o movimento foi chamado de Caraíta.
Anás Ibn Dawid
Segundo seus detratores; os fariseus iraquianos e seus sucessores os rabinos modernos, acusam Anás de traidor do movimento fariseu, pelo vil motivo de querer ser o líder supremo dos Judeus no exílio das localidades de Sura e Pumbedita no Iraque.
"Sura era uma cidade na parte sul da área chamada por antigas fontes judaicas de Babilônia , localizada a leste do rio Eufrates . Era conhecida por seus produtos agrícolas , que incluíam uvas , trigo e cevada . Era também um importante centro de estudos da Torá Oral e lar de uma importante Ieshiba - a Sura Ieshiba - que, juntamente com as Ieshibas de Pumbedita e Nehardea , deu origem ao Talmude de Babel"O Khazal diz que Anás reuniu em torno dele os israelitas remanescentes de 14 seitas Saduceu (Isawites, o Yudganites, o Shadganites, o Malakites, o Mishawaites, e outros) que estavam na Pérsia e na Babilônia 700 anos depois da queda do Templo de jerusalém.( veja aqui meu caríssimo leitor, que ao contrário do que se prega por aí, os saduceus literalmente não foram extintos com a queda do 2 Templo em 70 EC!!!) A partir deste grupo ele agrupou a nova seita, houve protestos e diatribes dos rabinos que eram Dihimis(pagadores de imposto), o que mais tarde levou as autoridades de Babel a aprisioná-lo e condena-lo a morte.
Ele foi preso pelas autoridades islâmicas em um domingo em 767 EC, e jogado na masmorra, para ser executado na sexta-feira que se seguia, como culpado de alta traição.

Abu Hanifa
Felizmente para Anás, nas masmorras ele conheceu um companheiro de cela importante no mundo islâmico,nada menos que o fundador da escola muçulmana dos Hanifim, Abu Hanifa al-Nu'man ibn Thabit (النعمان بن ثابت).
Ele deu Anás aben David um conselho que salvou sua vida: "Você deve definir-se para expor todos os preceitos ambíguos da Torá de uma maneira oposta à interpretação tradicional, e fazer deste princípio a fundação de uma nova seita religiosa."
Disse Abu Hanifa a Anás:
"Convoque seus partidários para garantir a presença do próprio califa no julgamento - e a presença do povo tornará seu processo incomum, como processos de pessoas mais importantes no reino."
Então Anás foi, e declarou que a sua religião era diferente do judaísmo rabínico(Khazal), e que seus seguidores concordavam totalmente com ele em matéria de doutrina religiosa; e isto era uma questão fácil para Anás falar, porque a maioria deles ( os saduceus e desertores fariseus) se opunham aos rabinos. Atendendo ao conselho de Abul Hanifa, Anás defendeu-se na presença do califa Al-Mansur (754-775), que concedeu ganho de causa contra os rabinos do Khazal.
" Porque ele alegou ao sultão que estava liderando uma nova religião, diferente do judaísmo rabínico. Ramificação judaica que aceita somente a Torá escrita, opondo-se ao judaísmo rabínico que também aceita uma Torá oral compilada no Talmude e no Midrash.""Alguns" dizem (incerto) que ele, referindo-se ao rabino fariseu Ieshua de Natzarat disse; "Rabi Ieshua haNatzarati (Jesus Nazareno), foi um homem sadiq, porém, não concorreu ao título de Deus, antes procurou reformar a crença judaica dos fariseus que há muito tempo se corrompera!"
Uma série de ensinamentos de Anás diferem dos judeus rabínicos e para seu conhecimento, da maioria dos Karaitas modernas.
Anás rejeitou as leis e mandamentos instituídas pela rabinos (shi'urim); e, ele era ortodoxo ao ponto de não aceitar qualquer mínima impureza permitida para as coisas que o Talmud admite, como, por exemplo shishim, uma parte em sessenta ou ke-zait, "do tamanho de uma azeitona", etc., ele insistiu que mesmo o menor átomo de qualquer coisa proibida, misturando-se com uma infinitamente grande quantidade de uma coisa permitida, era suficiente para tornar todo o último proibida, tal qual o princípio usado hoje na homeopatia.Homeopatia: método terapêutico que consiste em prescrever a um doente, sob uma forma diluída e em pequeníssimas doses, uma substância que, em doses elevadas, é capaz de produzir num indivíduo sadio sinais e sintomas semelhantes aos da doença que se pretende combater [Este método foi criado, no fim do século XVIII, pelo médico alemão Samuel Hahnemann 1755-1843.].

livreto homeopatia
Além disso, disseram dele que afirmava:"enquanto Israel está na galut a carne de animais, com exceção do cervo, o pombo e a rola, eram proibidas de ser comida (embora animais permitidos podem ser comidos com leite)."
Dentro do judaísmo, as restrições ao consumo de carnes e aves que se estendem além do conceito rabínico de kashrut não são exclusivos do Ananismo, o Talmude relata que, após a destruição da certos ascetas do Segundo Templo, parecidos como Abu Isa que tentou proibir carne e vinho porque que tinha sido empregado no ritual do Templo, e que o rabino Joshua ben Ananias reprimiu o movimento.
Abu 'Isa também conhecido como Abdiah , Ishaq ibn Ya'qub al-Isfahani , Isaac ibn Jacob al-Isfahani , segundo eles dizem foi um auto-proclamado profeta judeu em algum momento do século 8º no Iraque e o líder de uma curta revolta.
Nos tempos modernos, o rabino Abraham Isaac Kook , o primeiro rabino-chefe Ashkenazi dos britânicos durante o Mandato para a Palestina , argumentou que o vegetarianismo é indicado no Tanakh como um ideal para os judeus.
A tradição diz que Anás (z'l) morreu aos 96 anos de idade em 811 EC, e foi sepultado em Jerusalém nas encostas do Har Moria(מוריה), em frente à tumba de Zacarias ha nabi(o profeta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário