
O historiador dos rabinos, o senhor Titus Flavius Josephus narra em seu livro, Antiguidades Judaicas XII, como o vitorioso Iehudá Macabi ha kohen, ordenou grandes festividades anuais de 8 dias depois de rededicar o Beit hamikdash (Templo) em Jerusalém que havia sido profanado pelo selêucida Antíoco Epifânio IV.
Selêucidas: dinastia helênica(Grega) fundada por Seleuco I (cerca de 355-280 a.e.C.), q8ue dominou a Síria e partes da Ásia ocidental entre 312 e 64 a.e.C.
Josephus chama de o "Festival das Luzes":Iehuda Macabi ha kohen celebrou o 'haj' da restauração dos sacrifícios do Beit Hamikdash por 8 dias e não restringiu nenhum tipo de ato de felicidade; mas ele os valorizava com sacrifícios muito preciosos e belos; e ele honrou a YHVH e se alegrou com hinos e salmos.
Os israelitas ficaram muito felizes com o renascimento de seus costumes e tradições, quando, após um longo período de tempo nas mãos dos gentios, pelos feitos dos kohanim guiados por YHVH recuperaram a liberdade de seu culto. Disto os kohanim fizeram uma tradição para sua posteridade; daquele momento em diante deveriam realizar um festival nacional, por conta da restauração de sua adoração no Beit Hamikdash, por 8 dias.
E a partir desse momento, comemoramos este festival e chamamos de Luzes. Suponho que a razão foi porque essa liberdade além de nossas esperanças apareceu para nós; e que daí foi o nome dado àquele festival.
Beth Zur
Como tudo aconteceu:A Batalha de Bet Zur foi travada entre os macabeus, liderados pelo sacerdote Judas Macabeu, e um exército selêucida grego liderado pelo vice-rei Lísias em 164 a.C. O sacerdote Macabeu venceu a batalha, e conseguiu reconquistar Jerusalém pouco depois. Os filhos de Israel (judeanos) não combateram em terreno aberto, mas utilizaram-se de táticas de guerrilha e de ataques rápidos, seguidos por rápidas retiradas, para empurrar, vagarosamente, o exército selêucida e, eventualmente, derrotá-lo.
Quando o Segundo Templo em Jerusalém foi saqueado e os serviços parados, o judaísmo foi proibido. Em 167 a.e.C, Antíoco ordenou um altar para Zeus erigido no templo. Ele proibiu brit milah (circuncisão) e ordenou que os porcos fossem sacrificados no altar do templo.
As ações de Antíoco provocaram uma revolta em larga escala . Mattathias (Mattityahu), um sacerdote judeu , e seus cinco filhos Jochanan , Simeon , Eleazar , Jonathan e Judah lideraram uma rebelião contra Antíoco. Começou com Mattathias matando primeiro um judeu que queria cumprir a ordem de Antíoco de sacrificar a Zeus e, em seguida, um oficial grego que deveria impor a ordem do governo (1 Mac. 2, 24–25 ) Judá ficou conhecido como Yehuda HaMakabi ("Judá, o Martelo").

Sacrifício de porcos no Vietnã
Por volta de 166 AEC, Mattathias havia morrido e Judá tomou seu lugar como líder. Em 165 aC, a revolta judaica contra a monarquia selêucida foi bem sucedida.
O templo foi liberado e rededicado. O festival de Hanukkah foi instituído para celebrar este evento. Judá ordenou a limpeza do templo, um novo altar a ser construído no lugar do poluído e novos vasos sagrados a serem feitos.
"De acordo com o Talmude, o azeite puro não adulterado e imaculado com o selo do kohen gadol (sumo sacerdote) era necessário para a menorá no templo, que era requerida para queimar durante toda a noite todas as noites."
A história em 1º Macabeus declara que uma celebração de oito dias de cânticos e sacrifícios foi proclamada após a dedicação do altar e não faz menção específica ao milagre do óleo.
Um conto da carochinha dos rabinos:
O mágico cinzento - RR Tolkien
A piléria dos rabinos fascinados com abracadabra e exoterismos de toda a espécie distorceu a vitória dos kohanim e contaram depois no seu talmude que um frasco foi encontrado com apenas óleo suficiente para queimar por um dia, mas queimou por oito dias, o tempo necessário para preparar um novo suprimento de óleo com selo "kosher" para a menorá. Um festival de oito dias foi declarado pelos sábios rabinos judeus para comemorar esse milagre.
Acendendo as luzes:
Regra de hakham Shamai Ha Zaqen:
Segundo o rabino Iacob Medan, o beit shammai guardava fortes laços com os saduceus - leitores da bíblia.
Segundo o rabino Iacob Medan, o beit shammai guardava fortes laços com os saduceus - leitores da bíblia.
Regra que foi salva no Talmud:
Beit Shamai diz: No 1º dia, acende-se 8 luzes e, a partir daí, diminui gradualmente o número de luzes até que, no último dia do Hanukkah, acende uma luz. Talmud: Shabat 21b: 6
Rav Ulla disse: Havia dois amora'im no Ocidente, (Eretz Yisrael), que discordaram em relação a essa disputa, o rabino Yosei proíbe Avin e o rabino Yosei proíbe Zevida. Um deles disse que a razão para a opinião do Beit Shamai; é que o número de luzes corresponde aos dias de do festival; 8 dias que permanecem Hanukkah. No primeiro dia acende 8 luzes, e no segundo dia restam 7 dias, acende-se sete, etc.
"outro diz" que a razão para a opinião do Beit Shamai é que o número de luzes corresponde ao numero de touros sacrificados do festival de Sucote: 13 foram sacrificados no 1º dia e cada dia sucedendo um a menos foi sacrificado (Números 29: 12-31).
O rabino Tarfon (רבי טרפון) , do grego Tryρύφων, foi um Kohen que viveu no período entre a destruição do Segundo Templo em 70 EC e a queda de Betar em 135 EC.
Ele era um aderente da escola de Shamai e sempre se inclinou à indulgência na interpretação daqueles halakhot de Shammai que na verdade não haviam sido postos em prática; muitas vezes ele decidia em oposição direta aos seguidores de Shamai quando eles impunham restrições de severidade excessiva.
Regra de Trifon
Curiosamente ele é um dos que dão instruções para acendimento de lampadas, na música dos rabinos na luz do sábado, mas como R.Trifon era um kohen, seria certo que ele falaria do acendimento da luz do Templo, não das rezas apócrifas dos fariseus.
במה מדליקין
Pêrec shabat
"Rabi Tarfon diz que só se acende com azeite de oliva. Nenhuma parte de árvore pode ser usada como mecha, salvo linho, e toda parte de árvore já usada na feitura de mechas está suscetível à impureza, pela lei de pureza que exclui o linho."
veja vídeo Bame Madliqim - Reza farisaica shabbat, veja a estrofe Rabi Tarfon..

Comendo sonhos:
Há um minhag; costume que foram trazidos por nossos pais ibéricos, de fazer e comer sonhos de padaria, pois literalmente ficamos como quem sonha, dado a grande libertação de YHVH, através das mãos dos nossos sacerdotes.
SHYR HAMAALOT BËSHUV YHVH ET-SHYVAT TSYON HÅYYNU KËCHOLËMYM:ÅZ YMÅLE SËCHOQ PYNU ULËSHONENU RINÅH ÅZ YOMËRU VAGOYM HIGËDYL YHVH LAASOT IM-ELEH:
QUANDO o YHVH trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos; então se dizia entre as nações: Grandes cousas fez o SENHOR a estes.
Maoz Zur (quase nosso hino nacional)
Meu refúgio, minha rocha da salvação! É agradável cantar Seus louvores. Que nossa casa de oração seja restaurada. E lá vamos oferecer-lhe os nossos agradecimentos. Quando Tu terás massacrado o inimigo.
Depois celebraremos com cântico e salmo a dedicação do altar. Minha alma foi saciada com miséria, Minha força foi gasta com tristeza. Eles amarguraram minha vida com dificuldades, quando escravizados sob o domínio do Egito . Mas YHVH, com seu poderoso poder, trouxe Seu povo precioso;
Enquanto o anfitrião e os seguidores do faraó afundam como uma pedra nas profundezas. Ele me trouxe para Sua santa morada; Mesmo lá, não encontrei descanso. O opressor veio e me exilou, porque servi a deuses estranhos e bebi vinho venenoso (os anusim). No entanto, mal havia me exilado, quando Babilônia caiu e Zorobabel assumiu o comando; Dentro de 70 anos eu fui salvo.
O agagita , filho de Hammedata, conspirou para cortar o abeto; Mas isso provou ser uma armadilha para ele, e sua insolência foi silenciada. Você levantou a cabeça dos benjamitas, mas apagou o nome do inimigo. Seus numerosos filhos e sua família Tu penduraste na forca.
Os gregos se reuniram contra mim, nos dias dos Hasmoneus . Derrubaram os muros das minhas torres e contaminaram todos os óleos. Mas, desde o último frasco remanescente [um milagre foi realizado para os judeus. ]a menorá foi acesa.
Portanto,[os sábios] os kohanim do dia ordenaram estes oito dias para cânticos de louvor.
Desnuda o teu santo braço e apressa o tempo da salvação. Causar vingança contra a nação perversa, em nome de seus servos fiéis. Pois a libertação foi adiada por muito tempo; E os dias maus são infinitos.
O empurrou o inimigo nas sombras da morte, e criou para nós os sete pastores.
Boa semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário