Uma alusão a Nabi Daniyal cap.2
Alguns chamaram inadequadamente Roma de "monarquia de ferro", ainda que não era monarquia, mas sim um império parlamentar no tempo em que chegou a ser a principal força do mundo antigo. Talvez fosse mais apropriado dizer que o aquilo que "Quebra e Despedaça Tudo", fossem ao invés de Roma, as ações dignas do príncipe Maquiavel perpetrada pelos edomitas fariseus para a tomada do poder no reino de Israel, nos idos da rainha Salomé e seu irmão Shimon ben Shetar.
Afinal, benShetar fez definhar os nacionalistas saduceus, para dar lugar a hegemonia dos fariseus que eram um "lodo podre" disfarçado de ferro, pois para se manterem no poder fizeram como os atuais tiranos, que usam a força de exércitos para reprimir o povo que quer liberdade. Neste caso os tiranos fariseus chamaram ninguém menos que Herodes um edomita, e depois veio os romanos.
Ferro e Barro
...Na estátua que o senhor Nebuchadnezzar viu, os pés e os dedos dos pés eram metade de ferro e metade de barro. Isso quer dizer que esse reino [Israel] será [foi] dividido, mas terá alguma coisa da força do ferro[filhos de Israel]; pois, como o senhor Nebuchadnezzar; viu, o ferro estava misturado com barro[filhos de Edom].Os 5 Reinos
Ainda que menciona aos dedos, Nabi Daniyal não chama especificamente atenção a seu número. Declara que o reino seria dividido fariseus,saduceus, essênios, zelotes e betusianos]. Isso significa que esse Reino representa a forma de governo em que se encontra a sociedade humana dividida, com alguns reinos fortes como o ferro e outros frágeis como o barro.
A Lama
O Reino de Israel nas mãos dos hasmoneus e saduceus mantinha sua tenacidade e força férreas, e seus sucessores, os fariseus eram manifestamente débeis.
Isto significa que o Reino, apesar desses problemas, iria permanecer por muito tempo, contudo como mistura de ferro com o barro, significando fraqueza [Beit Hilel e Beit Shamai]....foi destroçado.
Atualmente não existe o Reino de Israel, devido a sua fragmentação ou fraqueza durante os séculos provocada por problemas, principalmente, dos governos fariseus edomitas que se seguiram, mas o Reino de israel deu a origem a muitas nações para quais os bney Israel foram lançados...curiosamente dentre elas o Brazil, que em hebraico se diz que Barzilay..o homem de ferro.
Bandeira do Brzl
Os versos 42 e 43 dizem: "Como os artelhos dos pés eram, em parte de ferro e em parte de barro, assim, por uma parte o reino será forte(seguidores da lei de YHVH) e, por outra, será frágil(Seguidores da lei de boca). Quando ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente dos ben Adam, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro."
A profecia de Nabi Daniyal suportou a prova do tempo. O nacionalismo dos ibn Isra'ili continuou com vigor, mesmo às escondidas.
As tentativas de converter o ferro e barro num Reino único e grande nas diversas nações que foram lançados, terminaram em grande fracasso, pois nós os israelitas, nunca aceitaremos esta mestiçagem de lei de boca com a lei de YHVH, nem tão pouco passaremos a herança de nossas filhas aos estranhos.
Certas grupos se uniram transitoriamente, mas a união não resultou nem em paz nem permanência.
Existiram também muitos desejos de alianças políticas entre os israelitas e Edom. Mas todas essas tentativas se frustraram. A profecia não declara especificamente que não poderia ter uma união transitória de vários elementos, por meio da força das armas ou de uma dominação política. No entanto, afirma que se tentasse ou se conseguisse formar tal união, as nações [Edom x Isra'ili] que a integrassem não funcionariam organicamente, e continuariam com seus receios mútuos e hostis.
Uma federação formada sobre tal fundamento está condenada à ruína. O sucesso passageiro dos ditadores instalados na Kátedra de Moshe não deve assinalar-se como o fracasso da profecia do Nabi Daniyal.
Inclusive o homem de Nazaré disse:
"Os escribas e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem [de Moisés]. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam."Mt 23:2E segundo se especula, ele; o rabino de Nazaré era do partido dos fariseus...pasmem!
Kátedra uMoshe
Pode-se pensar que os 10 dedos são 10 grupos que ainda não surgiram em Eretz Isra'ili, se houver, talvez seja o tempo em que cairá a Zurhashamain [pedra do céu] e exterminará a política contemporânea, dando lugar a um vazio político social.
Só depois da ruína, com o retorno dos Bney Isra'il, haaretz se restauraria e uma nova civilização renasceria de floresceria, como já aconteceu muitas outras vezes no passado remoto. E quiçá poderemos em nossos dias ver o Al Thaeb(Messias), o Templo de Jerusalém reconstruído e seus kohanim sadukim ministrando.
Zur
O versículo 44 diz: No tempo desses reis, o YHVH v Shamayn fará aparecer um reino que nunca será destruído, nem será conquistado por outro reino. Pelo contrário, esse reino acabará com todos os outros e durará para sempre.
É isso o que quer dizer a pedra que o rei viu soltar-se da montanha, sem que ninguém a tivesse empurrado, e que despedaçou a estátua feita de ferro, bronze, prata, barro e ouro. O Grande YHVH está revelando ao senhor o que vai acontecer no futuro. Foi este o sonho que o senhor teve, e esta é a explicação certa.
Fará Aparecer um Reino ...
Os nozirim, filhos dos fariseus de Edom, alegam que o reino é do suposto rei deles, que virá com uma pompa celeste e bla, e blá.
"Outros" dizem, que há a possibilidade de esta pedra ser um movimento intelectual como foi o saduceísmo(que nos consideram como se fossemos gregos),que terá o domínio religioso universal (world karaim?), aliado a política nacionalista(dos saduceus).
Em hebraico a palavra 'ében, por vezes se traduz "pedra", e é usada para referir-se a losas, pedras para atirar com baladeira, pedras talhadas, vasilhas de pedra, pedras preciosas.
Ao contrário a palavra 'rocha' é usada na bíblia com certa frequência como uma referência a YHVH(Dt.32:4, 18; 1Sm. 2:2;).
Esta palavra 'rocha' vem da palavra hebraica 'Zur'. A palavra usada no original por Nabi Daniyal foi 'Zur' e não 'eben'.
Daniel é sucinto em sua interpretação para Nabucodonosor, pois apresenta e descreve todos os símbolos usados na profecia.
Túmulo de Nabi Daniyal - Susã
"Outros" acreditam que o último Reino não será fundado pelas hábeis mãos dos homens (derabanan), mas pela poderosa mão de YHVH. Assim como todo reino é estabelecido por YHVH, este novo renascer de Isra'ili também será feito pelas mãos de YHVH.
Não será de "reteté", nem pela "macumba" nem pela "cabala", mas certamente será para todo Israel e todos os Ben Adam.
O tempo da cisão é mais compatível historicamente no tempo das lutas entre a dinastia Ptolomeu (Egito) e Selêucidas (Síria) entre, aproximadamente, o ano 300 a.e.c. e 164 a.e.c. Dos quais, nossos bravos sacerdotes hasmoneus lutaram para livrar Isra'il; lembram de chanukah?
Não vi rabinos lutando para libertar Israel, e se lutaram estavam a favor, ou do lado de Antíoco Epifânio.
Chanukah, dos saduceus.
Ereb Tob!
Nenhum comentário:
Postar um comentário