A imagem vem de uma história curiosa, cuja origem é difícil determinar. Conta-se que há duas maneiras de se fazer um "jumento" andar. A primeira é pendurar uma cenoura na ponta de uma vara e deixá-la balançar um pouco adiante da cabeça do animal e a segunda, se a primeira falhar, é usar a vara para surrá-lo.
Esse conto, já diziam nossos avoengos que já tinham sofrido muitos revezes e contado o fracasso para a próxima geração. Ora, se descontar o translado do Rei de Roma (imperador) Adriano, com a catividade da elite intelectual de Jerusalém, para "Land Galut"(alAndaluz), de alhambra em 1492 e despois em Portugalut, em 1497 e outros idos do degredo, são 20 gerações e muito já se aprendeu.
A Cenoura:
As vezes caminhando, com certa dificuldade já que não sou mais um jovenzinho, passo em frente a diversos templos dos assim considerados "ahl ul-ḏimmah"(أهل الذمة), povos do livro;( que para nós praticam avodah zará) aliás; dos novos livros se considerar-mos que os wa-ha-nozirim em suas milhares de facções tem uma nova torá oral(ברית החדשה), que eles chamam de novo testamento, por outro lado os servos dos rabinos são aficionados pelo Zohar, Talmude e outros livros de piloto automático, que não são a Torá Escrita(miqra'ot) de Musa ha Nabi, nem contém a fórmula "disse YHVH".
Nessas andanças encontrei a muitos que esperam um grande prêmio depois que virarem cadáveres, segundo eles alcançados com boas ações pois eles acreditam que podem negociar uma suposta nova vida com YHVH.
Neste caso, noto uma total falta de amor para com a divindade deles, pois eles comercializam o suposto amor deles pela divindade em troca do suposto Mundo Vindouro, que uns chamam de Céu e outros chamam de Olam Rabá.
Nós "hereges saduceus", como nos acusam em seus diatribes, amamos a YHVH, sem esperar recompensa. A recompensa é de YHVH, e só Ele pode dar a quem Ele quiser.
O saduq Antígono ish Sochó, discípulo de Shimon ha Sadiq (O Justo). Ele costumava dizer: Não sejam como os servos que servem a seu amo apenas com o intuito de receber a recompensa; mas sim, sejam como os servos que servem a seu amo sem o intuito de serem recompensados; e que o temor do[que habita no]s Céus paire sobre vocês. Pirkê Abot 1:3
Mas que garantia há, para este suposto pagamento? se é assim porque de tal modo os rabinos, pastores e padres vivem uma vida regalada se é que o prêmio será no além túmulo? Ao contrário dos fiéis que quase todos vivem miseravelmente ?
Aparentemente há alguma coisa de muito errado nisto, mas felizmente não sou eu que terei que resolver este imbróglio.
Dessa milagrosa promessa, não há fiador, não há provas factuais do contrário, por exemplo: um ressuscitado depois de três ou mais dias de defunto, que reviveu e ainda está em carne, sangue e ossos em nosso meio, seria muito bom. (por favor, não me venha com lendas da carochinha, que tal fulano, ou sicrano está sentado em glória, que isto é léria de novela romana).
Meu pai de abençoada memória dizia: " pedra que vai ao fundo não volta mais", e os defuntos não tem recompensa alguma, tudo se foi para eles e só Deus pode resolver, se quiser!".
Túmulo abandonado
No dia em que YHVH, decidir fazer algo por alguém, Ele fará; mas não por comércio humano.
Al malik Sulayman(Rei Salomão) disse em Qohelet:
"Disse também no meu coração: É para o benefício dos homens que Deus os põe à prova, para que vejam que, em si mesmos, são como animais, pois é a mesma a sorte dos homens e dos animais; tanto morre um como o outro; todos têm o mesmo alento. O homem, pois, não leva vantagem sobre os animais, porque tudo é ilusão. Todos vão para o mesmo lugar:Todos vêm do pó,e ao pó todos retornam.
Quem pode saber se o alento do homem sobe para o alto e o alento do animal baixa à terra? 22 E concluí que nada de melhor havia para o homem do que desfrutar de suas obras, por ser essa sua sorte. Pois quem poderia fazê-lo experimentar o que só acontecerá depois dele?
Mas a despeito da realidade dura da vida eles te oferecem um sonho. ( Uau !!!)
Céu Imaginado pelos populachos
Μορφεύς - A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usuário sonolência e efeitos análogos aos sonhos. Morfeu é comumente confundido com seu irmão Hipnos, sendo este o deus do sono, e Morfeu, um dos deuses dos sonhos.Quando uma pessoa augura: vá para os braços de Morfeu, sugere "ter um sono tranquilo, com bons sonhos", como se estivesse envolvido por este deus.
E se você não corre atras de " La Carotte", eles te metem "le Bâton" - Ou seja, se você não está embalado nos sonhos deles, eles te metem a vara.
A Vara:
Terás o inferno.(prêmio da desobediência)
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Mateus 25:41
Você passará a vida toda no letárgico abraço de Morfeu, e no dia em que não servir mais e despertar, verá "le Bâton"..ameaças e mais ameaças, com fogo do inferno e outras mandraquices.
Veja na torá escrita de Musa ha nabi, a parca referência que muitos tomam por ressurreição?
Veja na torá escrita de Musa ha nabi, a parca referência que muitos tomam por ressurreição?
Se presumiu a ressurreição, quando se lê na Torá quando YHVH diz: “Eu faço morrer e faço viver” (Deuteronômio 32:39), mas não está falando que vai ressuscitar alguém, mas diz que Ele; bendito seja, é o dominador de todos as criaturas viventes.
Adiante nos profetas se entendeu esse levantar de maneira mais explícita nas palavras do profeta:
“Os teus mortos tornarão a viver, os teus cadáveres ressurgirão. Despertai e cantai, vós que habitais o pó.” (Isaías 26:19)
E ainda o escrito aparece no sefer Daniel (12:2):
“E muitos dos que dormem no solo poeirento acordarão, uns para a vida eterna e outros para o opróbrio, para o horror eterno.”
No miqra'ot não diz que você deve obedecer aos mandamentos de rabinos ou outros homens, nem tão pouco garante uma forma de negociar tal redenção. Então, qualquer um que se junta a congregação dos justos esperando uma recompensa na base da especulação humana, pode se decepcionar.
Shabuah Tob