terça-feira, 10 de setembro de 2019

Termos e definições para funções do Consistório




Os três órgãos do Consistório :

- Ma'amad

- Al Qanasset

- Bet Din.


1-Ma'amad:

Conselho de administração de uma comunidade sefardita (al Andaluz) ou congregação no Ocidente após expulsão de Espanha em 1492, correspondente ao Qahal, instituídos  em momentos tristes como as amargas lembranças do édito de Al'hambra da Espanha, e a consequente perda de bens, parentes, amigos, familia, filhos, cônjuges, escravidão e degredo, fruto de uma política dos governos cristãos ignorantes.

bibliografia: Baron, Comunidade, 2 (1942), 52.


2-Al Qanasset:

Em hebraico: הַכְּנֶסֶת haˈQneset; literalmente, reunião ou assembléia e em árabe: الكنيست al-Qeneset, onde todos de Israel tem voz.

Outra palavra hebraica usada para designar reuniões é qahál, aparentada com um verbo que significa “congregar; convocar”. (Êx 35:1; Le 8:4) Freqüentemente é usada para representar uma congregação como grupo organizado. Ocasionalmente, qa·hál (congregação) é usada junto com edháh (assembléia). (Lv. 4:13; Nm 20:8,10) Formas de ambas as palavras aparecem na expressão “congregação da assembléia de Israel [qahál adhat-Isra'él]”. — Êx 12:6.

Ainda outra palavra hebraica é ʽatsa·ráh, traduzida por “assembléia solene”. Este termo é usado em conexão com a Festividade da Sucá e a Pessakh. — Lv. 23:36; Dt. 16:8.

3-Bet Din:

Na época do Segundo Templo, ele era a pedra fundamental do sistema jurídico na Terra de Israel.

Hoje, deve ser investido de poderes para julgar assuntos religiosos na Diáspora, tais como divórcio, leis alimentares judaicas, questões de perdas e danos, conversões, entre outros temas ligados jurisprudência. 

Um candidato a conversão ao judaísmo é examinado por um Bet Din para saber se é apto a continuar a conversão. O Bet Din por sua vez examina o quanto o candidato sabe sobre o judaísmo e seus conhecimentos sobre a Torá, segundo a Alacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário