quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Hakhamim queridos-Iehuda ben Tabai

(Gato Tabai; com listras; no NE mourisco)

Judah ibn Tabbai, foi um hakham sadiqim, dahan (juiz) dos israelitas no sinédrio antes da expulsão dos saduceus (sadiqim), em 81 a.e.c. pelo irmão da rainha fantoche dos fariseus; a velha Salomé , este era o malvado grão vizir Simão filho de Shetakh.


Peço aos leitores que não esqueçam deste nome "benShetakh", pois ele foi para os justos de Jerusalém , o mesmo que foi o famigerado Torquemada durante a perseguição e torturas da inquisição de alAndaluz para nossos antepassados.
Grão Inquisidor mor -Pe.Tomaz Torquemada

Judah ben Tabbai é associado, por alguns escritores medievais, ao que ficou conhecido como judaísmo dos Qaréos .

De acordo com estudiosos medievais dos Qaréos , como Musā ibn Eliyahu Bashiazi e Salomão Iedidiah ibn Aaron, Judah ibn Tabbai foi o fundador dos Qaréos, que no nosso al Andaluz, eram tidos como uma espécie de saduceus e não há como fugir; são. 


Como o rei, kohem e saduceu Alexandre Janeu castigou os fariseus quando era vivo e, mais tarde, a viuva do rei; Salomé Alexandra por instigação do malvado grão vizir farizeu Simeon ben Shetach ; seu irmão, vingando-se; expulsou os saduceus e inseriu no lugar dos velhos a sua curriola de rabinos novos mudando o Sinédrio. Tabbai ficou sem poder e houve pouca coisa, que ele pudesse fazer pelos israelitas naqueles tempos amargos.


Na reorganização do Sinédrio "fariseu", o malévolo grão vizir irmão da velha malevola rainha Salomé introduziu novas leis que os israelitas não conheciam;ele  alegava(tudo mentira de político) que tais "leis" seriam do nosso sadiq Musā Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanabi'im zia"a .


Essas novas leis abusivas passaram a ser conhecidas como a Lei de Boca , a lei dos rabinos, Torá oral, talmud, um novo testamento dos rabinos e etc.


Judah ben Tabbai, por outro lado, continuou a aplicar apenas o Tora Escrito (Qara, Miqra) do nosso sadiq Musā Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanabi'im zia"a , a lei escrita de que era conhecida desde os tempos antigos(Har Sinai) e era a lei reconhecida e usada por todos nós saduceus até hoje.

Assim, o Grão vizir Shetakh e seus seguidores se tornaram os fundadores do judaísmo rabínico , que é o judaísmo baseado na nova Torá Oral.

Tabbai e seus seguidores saduceus e betusianos continuaram na senda antiga, até desaparecerem como grupo influente.No VII século uma parcela dos fariseus da Babilônia, apostataram do farisaismo e liderados pelo também fariseu Anás bar David, fundaram o ananismo e começaram a seguir apenas a Torá Escrita de acordo com o costume dos israelitas saduceus.

Na idade média, estes fariseus do Torá Escrito, foram denominados Karaitas, e chegaram em nossas terras andaluzes depois do século IX, onde se juntaram aos de fé semelhante (os deportados de Jerusalém  pelos romanos - Obadias 1.20), que eram conhecidas pelos opositores com uma especie de saduceus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário