Judeus de Bilad el-Sudan
يهود من كتاب بلاد السودان
São israelitas africanizados, que habitaram e ainda habitam o Bilad al-Sudan ou pais dos cor de Ébano (segundo portugueses), que possuem uma ligação étnica religiosa e cultural com os "judeus" do Al Gharb, Al Andaluz, Ber'beria, Jerusalém e adjacências.
Vários registros históricos apontam a presença de judeus e israelitas em impérios tribais do norte africano no período dos degredos de Sefarad.
E de acordo com o que tenho visto nestes anos todos de livros e notas desprezadas de rodapé, é consistente este destino, dado a proximidade geográfica da Ibéria para a Berbéria, aquele que se tornou a alternativa viável economicamente dos miríades de descendentes dos expulsos de Sefarad, entre eles os "qaréos do Andaluz" dos século XI, XII, XIII e XIV, culminando com al'Hambra em 1492 e descobrimentos, degredo português e o tráfico negreiro de "mestiços" e negros do Bilad para as Américas e em especial, para o NE do Brasil, feitos inclusive por Judeus Isabelitas no amaldiçoado navio negreiro Orion entre tantos outros. Não esqueçam os leitores da Companhia das Índias Ocidentais.
Veja também a revolta Malê na Bahia
Mapa segundo Melville Jean Herskovits
[Melville Jean Herskovits foi um antropólogo americano que firmemente estabeleceu Estudos africanos e Estudos afro-americanos na academia americana. -1895-1963]
Mas, isto não interessa aos "almofadinhas" da história. Conheço muitos homens e mulheres de ébano que estão entre os calvinistas, assembleianos, whiteanos, anglicanos, enganando a si mesmos, pensando que o "Israel de Deus", adoraria um "semi" deus, ao gosto dos gregos e romanos, é simplesmente uma nuvem de fumo de Nahash, para retira-los do reto caminho dos justos.
Um belo testemunho dum descendente dos que foram expulsos brancos e agora segundo o escritor Ismael Kuti, "perderam a cor". Veja do time 5'27'' até 6'09''.
Link abaixo:
"Nahash"
O Caraísmo[saduceus], esta sim! Devia ser á religião a ser abraçada e predileta pelos descendentes dos "forçados ebanizados"(seus avós eram espanhóis), que gerações depois seriam feitos mais uma vez mercadoria (escravos da África) para os mercadores "vis" nos tempos coloniais. A nova desculpa foi a cor da pele.
Que EL Elion se apiede de Nós!
ZIQARON:
"Homenagem aos homens e mulheres de Ébano que sofreram as agruras da escravidão no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário