sábado, 21 de setembro de 2019

Se juntando aos banu Israili

Este é um assunto espinhoso, levando em consideração que: Para que haja uma grande comunidade de qaréos filhos dos espanhóis e portugueses no Brasil, os que segundo a profecia seriam chamados de "loami";
Então YHVH disse: "Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus. Oséias 1:9  
"gentios", mesmo não sendo gentios etnicamente, mas israelitas, como dizem os jovens de hoje: "israelitas raiz", não haveria necessidade de "conversões" por gringos eslavos ou khazares, que são judeus, mas israelitas "nutela", que se arrogam terem a supremacia quase mágica de  transformar os naturais etnicamente israelitas em aliens "comprados" por um tal "giur cavala-chá". Parece uma piada de mal gosto, mas é a realidade.
Os descendentes dos andaluzes israelitas e mali'm israelitas no Brasil, não precisam de conversão no sentido de adesão étnica, precisam sim; no caso de viverem segundo a idolatria do rabino fariseu "Jesus", ou idolatria dos rabinos judeus isabelitas, realizarem uma teshubá interior (arrependimento sincero), para em seguida aderir a filosofia qaraitica(saducéia) de viver somente pela Torá Escrita de Musā ha Nabi (veja o Tuv Ta'Am).


O Nabi Oséias diz:
Oséias 1:10-11
" Todavia o número dos banu Israili será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo (loami), se lhes dirá: Vós sois filhos do YHVH vivo."

Agora, para aqueles que tem 100% de certeza de não pertencer ao zerá Iacob, semente de Jacó, o caminho é semelhante aos "loami", e assim como a moabita Rute, deve dizer seu povo é o meu povo e seu YHVH, é meu YHVH", procurar aceitação no meio do povo e aceitar sobre si todos os regulamentos que a Torá de Musā ha Nabi (نبي موسى) determinar; se comprometendo como um banu Israili natural; não como um "gringo", pois somos "banu Israili Shomer Torá shebiqtab u'Mitsvot" ( Filhos de Israel que Vivem de acordo com a Torá Escrita de Moisés, Profeta de YHVH).

Assim como diria a célebre frase do escritor britânico W. Shakespeare –“Ser ou não ser, eis a questão”. Quando um gringo se converte e se torna um israelita, ele se junta a uma tribo.

Este ensino é baseado em duas passagens, a primeira é de Ezequiel 47: 21-23

YHVH disse:

“Vocês devem distribuir esta terra entre si de acordo com as tribos de Isra'el. Você deve atribuir isso como uma herança para si e para os gringos que se estabeleceram entre vocês e que têm filhos. Você deve considerá-los como israelitas nativos; juntamente com você, eles terão uma herança entre as tribos de Isra'el. Em qualquer tribo que o gringo se estabelecer, você deve dar-lhe a sua herança ”.
A segunda passagem é:

E Isaías 14: 1

YHVH terá compaixão de Jacó; mais uma vez ele escolherá Israili e os estabelecerei em sua própria terra. Os gringos se juntarão a eles e se unirão à Casa de Jacó .

Nossos ancestrais serão respeitados como seus ancestrais, então nossas tribos se tornarão suas tribos. Na Comunidade Israelita Qaréo banu al Andaluz, é necessário que um associado escolha uma tribo, depois de uma meticulosa ponderação, salah e meditação.


As 12 tribos:

As 3 tribos do reino do sul ou Judá, que ficaram conhecidos como judeanos ou judeus.Favor não confundir com aqueles que se dizem judeus mas não são ( erev rav isabelitas), que nos venderam em 70 e 135 EC para Roma,  negociaram nossas almas no século XI até o ano de 1497 na Espanha e Portugal e depois apanharam como escravos no Bilad; os nossos netos já da cor de ébano. 

Ieudá,Beniamin e Shimeion.

A tribo de Levi não recebeu terras; eles foram contados entre as terras dos dois reinos. 
Um gringo não pode se juntar à tribo de Levi, porque só se pode ser um cohen ou levita por descendência paterna, NÃO por adesão voluntária.

As nove tribos do reino do norte de Israili (poeticamente referidas como Efrai ou Iosef ou ainda conhecidas como efratitas ( vide Bet'lekhem Efratah).

Reuben, Issacar, Zebulon, Gad,Asher, Efrai, Manassés, Dã e Naftali.

Características das tribos:

As características das tribos de Gn.49: 3-27, Dt 33 e algumas de Jz. 5: 14-18.

Reuben:

Gn 49: 3-4 [Disse Jacó ] “Rúben, você é meu primogênito, minha força, o primeiro sinal de minha força, excelência em honra, excelência em poder. Turbulento como as águas, você não se destacará mais, pois subiu na cama de seu pai, no meu sofá e o contaminou.

Dt 33: 6 '[E Musā disse de Rúben] "Rúben viva e não morra, nem seus homens serão poucos."

Juízes 5: 15-16 'Entre as divisões de Rúben houve grande determinação de coração ... grande introspecção.'

Issacar:

Gn 49: 14-15 '[Disse Jacó ] “Issacar é um jumento gordo deitado entre dois alforjes. Quando ele enxergar quão bom é o seu local de descanso e quão agradável é a sua terra, ele dobrará o ombro ao fardo e se submeterá ao trabalho forçado. ”

Dt 33: 18-19 Sobre Issacar [Musā ha Nabi ] disse: “Alegrai-vos [...] Issacar, em suas tendas. Convocarão os povos para a montanha e oferecerão sacrifícios de justiça; eles se deleitarão [...] nos tesouros escondidos na areia. ”

Zebulom:

Gênesis 49: 13 '[Jacó disse] “Zebulom viverá junto ao mar [da Galiléia] e se tornará um refúgio para navios.

Dt 33: 18-19 'Sobre Zebulom [Musa ha Nabi ] disse: “Zebulom se regozija em sua saída: [...] Convocarão os povos ao monte e oferecerão sacrifícios de justiça; eles se deleitarão com a abundância dos mares, [...]. ”

Juízes 5: 18a “ ' Zebulom é um povo que arriscou a vida até a morte ” (ou seja, que colocou sua vida em segundo lugar na causa).

Gad:

Gn 49: 19 '[Jacob disse] "Gad será atacado por um bando de assaltantes, mas ele os atacará logo depois."

Dt 33: 20-21 'Sobre Gad [Musā ha Nabi] disse: “Bem-aventurado aquele que aumenta o domínio de Gad! Gad vive lá como um leão, rasgando o braço ou a cabeça. Ele escolheu a melhor terra para si; a porção do líder foi guardada para ele. Quando os chefes do povo se reuniram, ele realizou a vontade justa de YHVH e seus julgamentos sobre Israel. ”

Asher:

Gênesis 49: 20, 49: 13b '[Jacó disse] “A comida de Asher será rica; ele fornecerá iguarias próprias para um rei, e suas fronteiras mais distantes se estenderão para Sidon .

Dt 33: 24-25 'Sobre Aser [Musā ha Nabi] disse: “O mais abençoado dos filhos é Asher; seja favorecido por seus irmãos e banhe os pés em óleo. Os ferrolhos de seus portões serão de ferro e bronze, e sua força será igual a seus dias.

Jz.5: 17c*“ Asher permaneceu à beira-mar e ficou junto às suas entradas. "

José (Efraim e Manassés):

Gn 49: 22-26 '[Jacó disse] “José é uma videira frutífera, uma videira frutífera perto de uma nascente, cujos galhos escalam um muro. Com amargura, arqueiros o atacaram; eles atiraram nele com hostilidade. Mas seu arco permaneceu firme, seus braços fortes permaneceram flexíveis, por causa da mão do Poderoso de Jacó, por causa do "el Roi, há Tzur Israili"(Guardião e Rochedo de Israel), por causa do Deus de seu pai, que ajuda você, por causa do Todo-Poderoso, que te abençoa com bênçãos dos céus acima, bênçãos do abismo que jaz abaixo, bênçãos do peito e do ventre. As bênçãos de seu pai são maiores que as bênçãos das montanhas antigas, do que a generosidade das antigas colinas. Que tudo isso descanse na cabeça de José, na testa do príncipe entre seus irmãos. ”

Dt 33: 13-17 'Sobre José [Musā ha Nabi] disse: “YHVH abençoa a sua terra com o precioso orvalho acima do céu e com as águas do abismo; com o melhor que o sol produz e o melhor que a lua pode produzir; com os presentes mais escolhidos das montanhas antigas e a fecundidade das colinas eternas; com os melhores presentes da terra e sua plenitude e o favor daquele que habitava na sarça ardente. Que tudo isso descanse na cabeça de José, na testa do ha nasi entre seus irmãos. Em majestade, ele é como um touro primogênito; seus chifres são os de um boi selvagem. Com eles ele derramará as nações, mesmo as dos confins da terra. Tais são os dez mil de Efraim; assim são os milhares de Manassés. ”

Dan:

Gn 49: 16-18 '[Jacó disse] “Dan proverá justiça ao seu povo como uma das tribos de Israel. Dan será uma serpente na beira da estrada, uma víbora ao longo do caminho, que morde os calcanhares do cavalo para que seu cavaleiro tombe para trás. "Eu procuro sua libertação, ó YHVH."

Dt 33: 22 'Sobre Dan [Musā ha Nabi] disse: “Dan é um filhote de leão, nascendo de Basã.”

Naftali:

Gn 49: 21 '[Jacó disse] “Naftali é uma corça livre que tem belos filhotes. "

Dt 33: 23 'Sobre Naftali [Musā ha Nabi] disse: “Naftali está repleta de favor de YHVH e está cheia de suas bênçãos; ele herdará o Negeb até o mar.

Jz 5: 18b: “ Naftali [arriscou a vida] no fogo do campo de batalha. 

Judá:

Gn 49: 8-12 '[Jacó disse] “Judá, seus irmãos te louvarão; sua mão estará no pescoço de seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão a você. Você é um filhote de leão, ó Judá; você volta da presa, meu filho. Como um leão, ele se agacha e se deita, como uma leoa - quem ousa despertá-lo? O cetro não se apartará de Judá, nem o cajado do governante entre seus pés, até que venha Shiló a quem pertence e a obediência das nações seja dele. Amarrará o seu jumento a uma videira, o seu potro ao ramo mais escolhido; ele lavará suas vestes em vinho, suas vestes no sangue das uvas. Seus olhos serão mais escuros que o vinho, seus dentes mais brancos que o leite.

Dt 33: 7 'E isto [Musā] disse sobre Judá: “Ouve, ó YHVH, o clamor de Judá; trazê-lo para o seu povo. Com suas próprias mãos, ele defende sua causa. Oh, seja sua ajuda contra seus inimigos!

Benjamin:

Gn 49: 27 '[Jacó disse] “Benjamim é um lobo voraz; de manhã ele devora a presa; à noite divide a pilhagem. ”

Dt 33: 12 'Sobre Benjamin [Musā ha Nabi] disse: “Que o amado de YHVH descanse em segurança nele, pois ele o protege o dia inteiro, e aquele que YHVH ama descansa entre seus ombros.”

Simeão:

Gn 49: 5-7 '[Jacob disse] “Simeão e Levi são irmãos - suas espadas são armas de violência. Não permita que eu entre no conselho deles, não faça parte da assembléia, pois mataram homens furiosos e amarraram bois como quisessem. Maldita seja a sua ira, tão feroz, e a sua fúria, tão cruel! Eu os espalharei em Jacó e os dispersarei em Israel. ”

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Iom T'ruah - Festa das Trombetas

Shofar

Disse YHVH a Musā ha Nabi: “Diga também aos israelitas: No 1°dia do 7°mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, celebrada com toques de shofar. Não realizem trabalho algum, mas apresentem a YHVH uma oferta…” (Levitico 23:23-25)

“Yom Teruah,” que é traduzido por “uma explosão de despertar, ou grito,” trata-se na Torá de Musā ha Nabi de um dos Moedim Sagrados de YHVH desde os dias de Musā ha Nabi, chamado Festa das Trombetas! Yom Teruah é o sexto festival de sete, e vem somente dez dias(iamim noraim - dias de temor) antes do dia mais sagrado para todos os israelim -Yom Kippur, o Dia da Expiação.

A Torá refere-se a este dia como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah.
Filon

O sábio Filon de Alexandria diz em "Devita Mosis, II, §44":

"Eu acredito que cada nação goim, deva abandonar suas maneiras peculiares, e, deitando ao mar seus costumes ancestrais, voltar-se para honrar somente nossas leis expressas na Torá Escrita de Moisés(Torá Shebiqtab).

Pois, quando o esplendor de seu brilho for acompanhado pela prosperidade nacional, obscurecerá a luz das outras leis dos povos como a alvorada do sol  obscurece as estrelas."

O judeu Filon na Alexandria (considerado pelos rabinos isabelitas como herege helenista) definiu o significado do tocar do Shofar com o povo de Israel no Har Sinai "e houve trovões e relâmpagos e nuvem pesada sobre o monte e o som do Shofar muito forte estremeceu todo o povo que estava no acampamento. " (Êxodo)

De acordo com Filon, o toque do shofar no Har Sinai foi um alerta não somente aos banu Isra'ili, e sim para todos os ben Adam. É um "ruah" (sopro)para o fim das guerras e da violência, é o vento da esperança de paz e prosperidade. 

Para Filon, as t'filot dos sadiqim em Yom T'ruah, é o zênite da defenestação das maldades no olam razé (este mundo) e um pedido a YHVH, para findar com todos os homens malvados que geram as desgraças e o mal no mundo".

Em al Andaluz, onde haviam saduceus (conhecidos como qaraitas) era esperado que neste dia houvessem Selicot (Em hebraico significa ‘desculpas’) com recitação de salmos e rezas de arrependimento e pedidos de piedade e perdão a YHVH que as comunidades judaicas posteriores aprenderam a recitá-los nos os dias que antecedem Rosh Hashana até a véspera de Yom Kipur e em dias de jejum. Neste dia também se lê Devarim e se discute a Torá em comunidade, além da santificação da lua nova (Depois da lua negra), no seu avistamento, após o ocaso vespertino do sol; no oeste. Na noite deste dia deve haver um qidush solene com a comunidade, amigos e familiares, lembrando sempre que "Foi tarde e foi manhã".

Adon ha Selichot -Tradição al Andaluz de 1492 - canal youtube Eric Boulanger

Mas nem tudo é como os sadiqim almejam, a batalha para cumprir iom terruah, tem passagens inclusive durante nosso ocaso como cidadãos de Jerusalém e Israili, na época da queda do Templo de Jerusalém (2°Templo).

Durante a guerra do calendário; neste período, os nossos algozes rabinicos, diziam que: "Os fracos e doentes são nascidos em "ninhadas(serpentes?)" e protegidos contra os ataques dos Saduceus; eles devem receber comida, pois as testemunhas são obrigadas a viajar até mesmo no sábado"- Misnah Rosh Ha Shanah 1:9.

É ainda:

"Nos tempos antigos, os sinais de fogueira nas montanhas anunciavam a todos, até a Babilônia, que o mês havia sido santificado. O costume de ter testemunhas e mensageiros foi introduzido depois que os saduceus tentaram praticar o engano."

"O primeiro par de testemunhas foi questionado separadamente sobre o aparecimento da lua e outras testemunhas de forma curiosa(na tradição dos saduceus?). Então o ab bet din chamou uma grande assembléia: "Santificado!" Então todas as pessoas gritaram em voz alta atrás dele."-Misnah Rosh Ha Shanah 2:8.

YHVH Hoshia na!.








segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Feitos de Ébano israelita, para justificar algemas!

Madeira Ébano - Homem Kuti cor de Ébano 
Judeus de Bilad el-Sudan
 يهود من كتاب بلاد السودان
São israelitas africanizados, que habitaram e ainda habitam o Bilad al-Sudan ou pais dos cor de Ébano (segundo portugueses), que possuem uma ligação étnica religiosa e cultural com os "judeus" do Al Gharb, Al Andaluz, Ber'beria, Jerusalém e adjacências.
Vários registros históricos apontam a presença de judeus e israelitas em impérios tribais do norte africano no período dos degredos de Sefarad.
E de acordo com o que tenho visto nestes anos todos de livros e notas desprezadas de rodapé, é consistente este destino, dado a proximidade geográfica da Ibéria para a Berbéria, aquele que se tornou a alternativa viável economicamente dos miríades de descendentes dos expulsos de Sefarad, entre eles os "qaréos do Andaluz" dos século XI, XII, XIII e XIV, culminando com al'Hambra em 1492 e descobrimentos, degredo português e o tráfico negreiro de "mestiços" e negros do Bilad para as Américas e em especial, para o NE do Brasil, feitos inclusive por Judeus Isabelitas no amaldiçoado navio negreiro Orion entre tantos outros. Não esqueçam os leitores da Companhia das Índias Ocidentais.
Veja também a revolta Malê na Bahia

Mapa segundo Melville Jean Herskovits

[Melville Jean Herskovits foi um antropólogo americano que firmemente estabeleceu Estudos africanos e Estudos afro-americanos na academia americana. -1895-1963]

Mas, isto não interessa aos "almofadinhas" da história. Conheço muitos homens e mulheres de ébano que estão entre os calvinistas, assembleianos, whiteanos, anglicanos, enganando a si mesmos, pensando que o "Israel de Deus", adoraria um "semi" deus, ao gosto dos gregos e romanos, é simplesmente uma nuvem de fumo de Nahash, para retira-los do reto caminho dos justos.

Um belo testemunho dum descendente dos que foram expulsos brancos e agora segundo o escritor Ismael Kuti, "perderam a cor". Veja do time 5'27'' até 6'09''.
Link abaixo:

"Nahash"
O Caraísmo[saduceus], esta sim! Devia ser á religião a ser abraçada e predileta pelos descendentes dos "forçados ebanizados"(seus avós eram espanhóis), que gerações depois seriam feitos mais uma vez mercadoria (escravos da África) para os mercadores "vis" nos tempos coloniais. A nova desculpa foi a cor da pele.

Que EL Elion se apiede de Nós!

ZIQARON:
"Homenagem aos homens e mulheres de Ébano que sofreram as agruras da escravidão no Brasil.


Hakhamim queridos -Elisha ibn Abuyah



Cavaleiro do NE Setentrional 

أبو =abu =pai

Ya=Deus
"EL ISHU FILHO DE DEUS, O PAI"

אל ישע (El Ishu), especulo que seja uma zombaria para ser confundido com o rabino fariseu Jesus de Nazaré e ainda parecer como um acrônimo da frase hebraica ימח שמו  - iemakh shemô (Que seja esquecido seu nome), já que Elisha desprezou a doutrina da nova lei dos fariseus edomitas, que suplantaram os saduceus e a Santa Lei de Israel (torá de Musa ha Nabi).

Elisha ibn Abuyah, ou Acher (“o Outro”), como , tarde foi chamado por seus contemporâneos, os fariseus do chazal.

Foi um grande sábio da era da mishná, que abandonou a filosofia dos isabelitas fariseus da Torá Oral e foi decretado herege pelos seus opositores(os rabinos).

Ele era um judeano, nascido em Jerusalém antes da queda do Templo de Herodes em 70 EC.

Sua máxima era:

"Aprender a Torá quando criança é como escrever em papel novo, mas aprender a Torá na velhice é como escrever em um palimpsesto."-Abot 4:20

É ainda no folclore talmudico:
A casa na rocha
"A quem pode ser comparado um homem que tem boas ações e estudou muita Torá? Para um homem que, ao construir [deposita] pedras] primeiro [como alicerce] e depois deposita tijolos [sobre elas], para que, por mais água que possa ser empossada na lateral do prédio, ela não será lavada.

Por outro lado, aquele que não tem boas ações, embora tenha estudado muita Torá - com quem ele pode ser comparado? Para um homem que na construção coloca tijolos primeiro e depois empilha pedras sobre eles, de modo que, mesmo que um pouco de água se acumule, isso prejudica imediatamente a estrutura. "

Outras lendas com lorotas foram engendradas para sujar o nome do hakham, por exemplo a entrada no "Jardim do Edem ":

Quatro homens entraram nos pards - Ibn Azzai , ibn Zoma, Acher e Rabi A'qiba(Torturador).... ibn Azzai olhou e foi morto ... ibn Zoma viu e endoidou... Acher quebrou tudo; mas rabino Aqiba entrou em Shalom e partiu em Shalom(lorota rabinica)

No Talmude de Jerusalém reza o que Elisha fez depois de se tornar um herege:

Os farizeus disseram que ele mataria qualquer aluno que tivesse sucesso no estudo da Torá Oral e ademais disso, ele entrava no beit midrash e via os meninos estudando a Torá, e recomendava-os a procurar uma profissão e fazer negócios como construtor ou carpinteiro, fazendo com que abandonassem seus estudos da Torá Oral . 

Os "santos rabinos" fariseus também disseram que, durante a perseguição (pelo espanhol Adriano ), quando os judeus (saduceus) foram escravizados e foram orientados pelos fariseus a realizar seu trabalho escravo de uma maneira que minimizasse a violação do Shabat (ou seja, dois indivíduos carregando uma parte de uma única carga ), Eliseu instruiria os romanos a proibir esse tipo de trabalho, já que fazendo assim os judeus a violavam o Shabat de qualquer maneira. 

Os rabinos venderam o povo pobre de Israel aos romanos, para se manterem no poder e Elisha é quem era o malvado?
O rabino talmudista Louis Ginzberg,1953 ; sugere que Eliseu se tornou um saduceu , já que o Talmude de Jerusalém menciona a traição dos fariseus por Eliseu . Além disso, uma das razões apontadas para a apostasia de Eliseu é característica da perspectiva dos saduceus: Diz-se que Eliseu viu uma criança perder a vida ao cumprir duas leis pelas quais a observância da Torá prometeu uma "vida longa" - honrar o pai e mãe , e mandando embora um pássaro mãe . Enquanto um homem que violou a mesma lei não foi ferido, no mínimo.

Este encontro, assim como os terríveis sofrimentos dos mártires judeus (saduceus) durante as perseguições deo imperador romano Adriano; segundo os seus detratores levou Elisha à conclusão de que não havia recompensa pela virtude. 

Assim, o r. Louis Ginzberg sugere que Elisha era um saduceu, já que a filosofia de Saduceu rejeita uma vida após a morte e argumenta que recompensa e punição devem ocorrer na Terra (enquanto os sábios fariseus interpretavam essa passagem como se referindo à vida e recompensa no mundo vindouro - olam rabá dos rabinos ou céu dos padres e pastores cristãos ). 

Enfim, muita lashon hara foi feita sobre o justo Elisha, digna do próprio inquisidor Tomaz de Torquemada sentir vergonha.

E como falava minha avó: "Os fariseus mentem mais do que cachorro de preá!"

SHABUAH TOB!






domingo, 15 de setembro de 2019

Hakhamim queridos-Akabia ibn Mahalalel

(Túmulo de Akabia)
"Dugma hishḳuha!", embusteiros!, disse o hakham.

Akabia ibn Mahalalel , foi um hakham da Galileia, portanto israelita nativo, que viveu provavelmente durante a segunda geração dos tanaim (relativo a eruditos do Tanakh i.e. Tora escrita), durante os I e II séculos.

Os judeus rabinicos não tem muito apreço por este sadiq que de sua juventude nada se sabe; não foi deixado referências explicitas sobre seus mestres e comparativamente poucas de suas palavras foram preservadas, isto não quer dizer que elas não existiram, mas em algum momento da história os reformadores e vencedores fariseus não quiseram preservar. Julgo que pelo motivo de ser contrário A religião dos rabinos e por se tratar de um saduceu.

Sua máxima era:

Reflita sobre três coisas e você não cairá em transgressão: Saiba de onde você veio, para onde você vai; e diante de quem você está destinado a dar uma conta e o acerto de contas. 'De onde você veio' - de uma gota fétida; 'para onde você vai' - para um lugar de vermes e larvas; 'e diante de quem você está destinado a prestar contas e calcular' - diante do rei de todos os reis, o Santo, bendito seja Ele! -Abot 3:1
A Mishnah o retrata como um homem que, sem medo e persistentemente, manteve opiniões sobre algumas alakhot mesmo nos casos em que diferentes tradições (tradição oral), eram mantidas pela maioria dos fariseus, porque as opiniões de Akabia se baseavam nas tradições que ele recebera de seus antecessores (os saduceus).

Em uma ocasião, a maioria farisaica exigiu que ele renunciasse a suas opiniões divergentes dos fariseus, mas ele recusou-se. 

Os fariseus lhe ofereceram suborno, para que, em caso de concordar com os fariseus, ele seria elevado à posição de presidente do Sinédrio, mas Akabia rejeitou a proposição, comentando: 

"Eu preferiria ser chamado de idiota a vida toda a ser um rashá (malvado) por um só momento".

Akabia ofendeu a Câmara de vereadores isabelitas e parece-me que por este motivo e não o outro apresentado no talmud; portanto recebeu a sentença de caret (isolamento, excomunhão).

Ele não se encurvou ao mal, mas suprtou a infâmia dos protos-rabinos até o fim de seus dias, em vez de violar suas convicções (de saduceu) de ser shomer Torá shebiktab(seguir a lei escrita).

Pasmem: Segundo um folclore dos rabinos antes de sua morte, ele exortou seu filho a se submeter aos pontos de vista da maioria farisaica, mesmo nos casos em que ele próprio havia mostrado uma oposição tão persistente.

Seu filho, expressando surpresa diante de uma inconsistência tão aparente, o sábio moribundo respondeu:

"Recebi minha tradição da maioria (saduceia) de uma escola em meus dias, assim como meus oponentes(fariseus).

Estava fadado a me conformar com a tradição que recebi; e assim estão vinculados à sua tradição, mas ouviste as tradições de mim mesmo(saduceu) e dos meus oponentes(fariseus), de uma minoria e de uma maioria, e é apropriado que rejeite as opiniões do indivíduo e adote os pontos de vista da maioria. " ( muitos risos)

Se ele era quem os seus detratores disseram ser, ele bem conhecia o passuq: 

"Nao seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;"Ex.23:2

Noutro lugar o talmud se contradiz:

"Quando, no leito de morte, ele foi solicitado pelo filho a recomendá-lo aos sábios do chazal, ele se recusou a fazê-lo. Seu filho perguntou se seu pai havia descoberto nele alguma característica que o tornava indigno de tal recomendação; e a resposta de Akabia foi: "Não! mas suas próprias ações o farão bem-vindo, ou suas próprias ações o farão desagradável".

Outra característica de Akabia foi o grande valor que ele atribuiu ao mérito pessoal.

O decreto de excomunhão falhou em obscurecer a merecida fama de Akabia; pois seu nome alcançou gerações subseqüentes cercadas por uma auréola de glória que põe em dúvida o próprio decreto. "Deus não permita", exclama Judá b. Ilai (139-165), "que deveríamos pensar que Akabia foi excomungado, pois os portões do Templo nunca foram fechados atrás de um sadiq em Israel tão grande em sabedoria e no medo do pecado quanto Akabia ibn Mahalalel".

Segundo a tradição, quando ele morreu foi sepultado em Kfar Manda, na Baixa Galiléia .

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Hakhamim queridos-Iehuda ben Tabai

(Gato Tabai; com listras; no NE mourisco)

Judah ibn Tabbai, foi um hakham sadiqim, dahan (juiz) dos israelitas no sinédrio antes da expulsão dos saduceus (sadiqim), em 81 a.e.c. pelo irmão da rainha fantoche dos fariseus; a velha Salomé , este era o malvado grão vizir Simão filho de Shetakh.


Peço aos leitores que não esqueçam deste nome "benShetakh", pois ele foi para os justos de Jerusalém , o mesmo que foi o famigerado Torquemada durante a perseguição e torturas da inquisição de alAndaluz para nossos antepassados.
Grão Inquisidor mor -Pe.Tomaz Torquemada

Judah ben Tabbai é associado, por alguns escritores medievais, ao que ficou conhecido como judaísmo dos Qaréos .

De acordo com estudiosos medievais dos Qaréos , como Musā ibn Eliyahu Bashiazi e Salomão Iedidiah ibn Aaron, Judah ibn Tabbai foi o fundador dos Qaréos, que no nosso al Andaluz, eram tidos como uma espécie de saduceus e não há como fugir; são. 


Como o rei, kohem e saduceu Alexandre Janeu castigou os fariseus quando era vivo e, mais tarde, a viuva do rei; Salomé Alexandra por instigação do malvado grão vizir farizeu Simeon ben Shetach ; seu irmão, vingando-se; expulsou os saduceus e inseriu no lugar dos velhos a sua curriola de rabinos novos mudando o Sinédrio. Tabbai ficou sem poder e houve pouca coisa, que ele pudesse fazer pelos israelitas naqueles tempos amargos.


Na reorganização do Sinédrio "fariseu", o malévolo grão vizir irmão da velha malevola rainha Salomé introduziu novas leis que os israelitas não conheciam;ele  alegava(tudo mentira de político) que tais "leis" seriam do nosso sadiq Musā Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanabi'im zia"a .


Essas novas leis abusivas passaram a ser conhecidas como a Lei de Boca , a lei dos rabinos, Torá oral, talmud, um novo testamento dos rabinos e etc.


Judah ben Tabbai, por outro lado, continuou a aplicar apenas o Tora Escrito (Qara, Miqra) do nosso sadiq Musā Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanabi'im zia"a , a lei escrita de que era conhecida desde os tempos antigos(Har Sinai) e era a lei reconhecida e usada por todos nós saduceus até hoje.

Assim, o Grão vizir Shetakh e seus seguidores se tornaram os fundadores do judaísmo rabínico , que é o judaísmo baseado na nova Torá Oral.

Tabbai e seus seguidores saduceus e betusianos continuaram na senda antiga, até desaparecerem como grupo influente.No VII século uma parcela dos fariseus da Babilônia, apostataram do farisaismo e liderados pelo também fariseu Anás bar David, fundaram o ananismo e começaram a seguir apenas a Torá Escrita de acordo com o costume dos israelitas saduceus.

Na idade média, estes fariseus do Torá Escrito, foram denominados Karaitas, e chegaram em nossas terras andaluzes depois do século IX, onde se juntaram aos de fé semelhante (os deportados de Jerusalém  pelos romanos - Obadias 1.20), que eram conhecidas pelos opositores com uma especie de saduceus.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Termos e definições para funções do Consistório




Os três órgãos do Consistório :

- Ma'amad

- Al Qanasset

- Bet Din.


1-Ma'amad:

Conselho de administração de uma comunidade sefardita (al Andaluz) ou congregação no Ocidente após expulsão de Espanha em 1492, correspondente ao Qahal, instituídos  em momentos tristes como as amargas lembranças do édito de Al'hambra da Espanha, e a consequente perda de bens, parentes, amigos, familia, filhos, cônjuges, escravidão e degredo, fruto de uma política dos governos cristãos ignorantes.

bibliografia: Baron, Comunidade, 2 (1942), 52.


2-Al Qanasset:

Em hebraico: הַכְּנֶסֶת haˈQneset; literalmente, reunião ou assembléia e em árabe: الكنيست al-Qeneset, onde todos de Israel tem voz.

Outra palavra hebraica usada para designar reuniões é qahál, aparentada com um verbo que significa “congregar; convocar”. (Êx 35:1; Le 8:4) Freqüentemente é usada para representar uma congregação como grupo organizado. Ocasionalmente, qa·hál (congregação) é usada junto com edháh (assembléia). (Lv. 4:13; Nm 20:8,10) Formas de ambas as palavras aparecem na expressão “congregação da assembléia de Israel [qahál adhat-Isra'él]”. — Êx 12:6.

Ainda outra palavra hebraica é ʽatsa·ráh, traduzida por “assembléia solene”. Este termo é usado em conexão com a Festividade da Sucá e a Pessakh. — Lv. 23:36; Dt. 16:8.

3-Bet Din:

Na época do Segundo Templo, ele era a pedra fundamental do sistema jurídico na Terra de Israel.

Hoje, deve ser investido de poderes para julgar assuntos religiosos na Diáspora, tais como divórcio, leis alimentares judaicas, questões de perdas e danos, conversões, entre outros temas ligados jurisprudência. 

Um candidato a conversão ao judaísmo é examinado por um Bet Din para saber se é apto a continuar a conversão. O Bet Din por sua vez examina o quanto o candidato sabe sobre o judaísmo e seus conhecimentos sobre a Torá, segundo a Alacá

domingo, 8 de setembro de 2019

Consistório para os Banu Qaréos

"Ilustração CORTE Israelita "

Levando em consideração a má condição de vida social religiosa e da própria ameaça da assimilação final do nosso ultimo bastião de identidade espiritual e cultural dos banu Qaréos (Bnei Qará) de Al Analuz do NE Setentrional do Brasil e outras regiões para onde foram forçados a ir os israelitas não talmudicos (Iberia e Berberia), na figura dos degradados, marranos, escravos e anusim; tanto brancos como mestiços do Bilad al Sudan(maleses), onde está relatado historicamente o fluxo destes no império Espanhol e Português, depois do decreto de 1492 -Alhambra, Tordesilhas e "Descobrimento do Novo Mundo". 

Os descendentes dos Justos (sadiqim) na Diáspora, sob orientação espiritual de teólogos (Hakhamim) israelitas (da Pindorama) sadiqim  , devem chegar a conclusão da necessidade de estabelecer um Consistório Teológico Central para os Banu Qaréos Al Andaluz na Diáspora.

Só a unificação em torno do Consistório Teológico Central para os Banu Qaréos Al Andaluz na Diáspora tem o potencial para reviver a glória do Caraísmo Espanhol entre as gerações futuras e para evitar o completo desaparecimento do Caraísmo do rito de Andaluz.

Desta forma, o consistório passará a ser o centro religioso mais importante do órgão consultivo da comunidade para todos os membros e descendentes da Iberia , Berberia e Bilad al Sudan, que tem sua origem no antigo império espano-português e suas colônias(América Latina, Caribe, Brasil, Marrocos, Mali, Cabo Verde, Açores, Angola, Moçambique, Goa- india, Macau-China, Japão e Timor Leste) onde foram enviados e até hoje vivem.

Como também pregou o último Hakham dos Caraítas em Andaluz (que sobrou ao nosso conhecimento); Ribi Sid Ibn Al Taras; nós devemos em nome de sua abençoada memória (zl) e para sobreviver, abrir as nossas portas a todos aqueles que pretendam viver de acordo com os princípios de " Somente as Escrituras [Miqrá]" a se tornarem membros da Comunidade Caraíta Andaluz, independentemente de suas origens.

Os três órgãos do Consistório :

- Ma'amad
- Al Qanasset
- Bet Din.

SHABUA TOB !

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

A Lua Nova

القمر الجديد -Alqamar aljadidh

Um mundo de bobos! Eu já tenho uma certa idade para dizer isso! Com base no que tenho observado.

Notei que com o passar dos anos, a população tem ficado cada vez mais alienada e tem se voltado a acreditar em contos de fada dos tipos de "La Fontaine ou da Carochinha".

E vejo com tristeza que no caldo dessa insensatez os maus prosperarem a despeito do Torá de Musā Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya " que assevera; "aquele que segue o caminho desta lei, terá muitos benefícios".

Isto tudo não vem de agora; vem de muito outrora... há séculos. 

Vemos isto também no meio do nosso povo, pois é de conhecimento geral que à época da ascensão dos fariseus, que era o partido dos separados(gerim) de Israel (edomeus não eram israelitas),esta turba de fariseus do erev rab editaram uma Torá a seu modo e seu gosto, que nós conhecemos como talmude.

Eles fizeram seus comícios prometendo que esta lei nova era a lei de IHVH, contrariando a doutrina de Musā ha Nabi  e dos sacerdotes "qohanim"; a liderança política dos fariseus criaram toda sorte de coisas tais como: talmude, mão de Fátima, qaba'alah, golem, tefilim, zorra, proibições de Rab, não usam tekhelet, ietsira, mandamento para meter o pé no sapato, genealogia matriarcal, guerra  civil e etc. Rotundamente contra o que estava escrito, em que dizia que não deveria haver outra lei - "Qará Qadosh"-A única lei válida para os banu Isra'El.


Nos causaram escravidão, pobreza, fome, analfabetismo, perda de nossos filhos, mulheres e bens.  

Infelizmente muitos dos brasileiros ainda acreditam em histórias da Carochinha, acreditam em gurus, acreditam em coisas esplendorosas, que não tem nada a ver com a realidade.

E tocando no assunto  de realidade, o Tanakh é bem expresso ao dizer que a lua foi criada para ser um terstemunho no céu, para a contagem dos meses e para os dias e festas.


"Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu. (Selá.)Salmos 89:37"


"Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso. Salmos 104:19"


"A lua, as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:9"

Mas as pessoas foram adestrados como mulas para estar de cara enterrada na terra iguais a avestruzes vendo o WhatsApp ou as doutrinas sofismaticas dos erev rav, e completamente esqueceram de olhar para a natureza e para os sinais do Criador.

É curioso que no mundo atual, temos o mundo judeu-cristão com um grande problema em relação a suas criancas islâmicas , quando as crianças  do crescente querem a dominação do mundo com a sua Jihad para a religião islâmica, destronado assim seus mestres.

Ao contrário de todos estes, os saduceus querem viver em seu território, com suas tribos, sua lei escrita; não querendo que os de outras nações sejam forçados a serem israelitas,  isto porque é impossível humanamente.
Símbolo dos Musilins


Curiosamente o Islamismo é simbolizado pela lua crescente e se você for uma pessoa atenta, verá que nas caricaturas dos saduceus  por exemplo no Wikipédia aparece uma lua na cabeça em forma de crescente; o mesmo crescente que se apresenta nos estandartes do islã.

Um Saduceu, ilustrado na Crônica de Nuremberg do século XV- Wikipedia.

Agora veja as expressões deste desenho, o que lhe sugere ?

Eu penso na barba cor de edom;
Lua nova na cabeça, simbolizando chifres;
O olhar para o lado esquerdo, pensando em mentir;
Os dedos da mão direita, dando a bênção helenista;
A outra mão fazendo chifres;
A roupa azul e vermelho típico do deus cristão;
A boca, com o lábio ligeiramente pendurado, denotando alguma fraqueza ou doença mental;
Não é a toa que nos reportam com islâmicos, cristãos, kutitas, goim, am haaretz, burros, mulas e idiotas.

Na verdade, os fariseus não nos querem no Estado de Israel, que por ora pertence aos mestres de Edom. Eles não nos querem retornando a YH, eles não nos querem cumprindo mandamento, porque se nós cumprimos os mandamentos... a profecia que os cativos de Jerusalém que estão em Sefarad (Alandaluz) retornarão, acontecerá.

Porque do desdém de um crescente lunar -islamico na cabeça da figura de um justo (saduceu)? Isto é claro...um desdém para nos ligar aos gentios.

Agora o povo de Israel está ligado a lua. A lua está ligada as árvores, aos meses e curiosamente aparecem muitos versículos no Qará ha Qodesh,  inclusive indicando que nos dias de sábado e Lua Nova o profeta diz que os portões não se abrem para fazer comércio dado a importância da Lua Nova.


"Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, Amós 8:5"


"Assim diz o Senhor DEUS: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá. Ezequiel 46:1"

O nosso calendário é lunissolar, mas nós somos proibidos pelos fariseus de avistamos a Lua Nova no no ocaso na hora vespertina, pois não seria válido.

Os edomitas  sabotaram o avistamento da lua, mandando testemunhas "fake" para desacreditar os saduceus e o cumprimento do mandamento de Ia.

Hoje, aconselho a você acompanhar  ver a lua no céu e não confiar somente em cálculos e nas palavras dos rabinos, pois  eles poderão tirar um homem deste mundo e trazer para sua filosofia.

Cuidado com filosofias erradas que levam para as águas amargas. 

Meu pai dizia, não confie em todos, nem no peor, nem no chapéu, nem na bochecha rosada, nem nos lindos olhos, nem na barba grisalha....os canalhas se trevestem e também envelhecem. 

Boa noite.

Abaixo algumas passuqim sobre Lua Nova para o desfrute dos nossos leitores.

Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade.

Salmos 81:3

E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do Senhor.

Ezequiel 46:3

E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.
2 Reis 4:23

Mas no dia da lua nova será um bezerro sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem mancha.
Ezequiel 46.6

E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor;
1 Crônicas 23:31

E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
Isaías 66:23

E depois disto o holocausto contínuo, e os das luas novas e de todas as solenidades consagradas ao Senhor; como também de qualquer que oferecia oferta voluntária ao Senhor;

Esdras 3:5

Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do Senhor.

2 Crônicas 31:3

E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.
2 Crônicas 8:13

E as suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano.
Números 28:14

Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.
Neemias 10:33

E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará a oferta pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.

Ezequiel 45:17

Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração.
Salmos 72:5


Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.

2 Crônicas 2:4

E com os mais excelentes frutos do sol, e com as mais excelentes produções das luas,
Deuteronômio 33:14