terça-feira, 28 de maio de 2019

Reze como os banu Israel al andaluz!



Dado a nossa proximidade parentesca com os filhos de Ismael, filho de Abraão nosso pai. Nossos primos tem a sua religião, nova em relação a nossa, e captaram e conservaram no seio de sua religião muitas das práticas e costumes próprios dos Saduceus-Qaraim de Al Andaluz.

Esta aparência foi assimilada durante os séculos 7º ao 13º da E. C.

Segue aqui alguns pontos que desejo partilhar para meus irmãos de língua portuguesa, que julgamos representar algumas tradições do HaQaraim al Andaluz e Qaraim Gharb Al Andaluz  para nossas rezas, sidur, posturas e outras mais, que sejam de boa intenção para com o nosso próximo e com o nosso Criador YHVH, Bendito seja o seu Santo Nome. 

Ao contrário do rito dos  fariseus-caraítas( do leste),  que tem um sidur sem melodia, pois o livro é composto de miríades versículos e pedaços de recortes não permitindo sonorizar adequadamente a reza. 

Alem do mais o sidur caraíta também contém muitas bençãos que não são textos do Qará, estas bençãos são identificados como (k.s).

Nosso sidur devria ter salmos e orações completas e sonorizadas no rito de al andaluz, o que é bem próximo da sonorização das rezas dos islâmicos do al magrebi.


Ao entrar em uma Casa de Oração dos Benu Al Andaluz, deve-se:
Ter boa intenção;
Estar em estado de pureza;
Estar descalço;
E com roupas adequadas.

Quando seus pés adentrarem no recinto de oração, você deve se prostrar e dizer o Ma'tobu: (Bençãos do Qará)
"Quão boas são as tuas tendas, oh Jacó; tuas moradas, oh Israel. Porém eu, confiando na multidão da Tua misericórdia, entrarei na Tua casa e me prostrarei ante do Teu santo santuário, estando cheio do Teu temor. YHVH, eu amei a morada da Tua casa e o lugar de onde habita a Tua Glória. E abençoarei diante de Ti, oh YHVH, meu Senhor. Seja, Oh YHVH, nesta hora de minha prece, hora favorável diante de Ti: O YHVH ouve-me com a multidão da Tua misericórdia, responde-me segundo a verdade da Tua salvação.
Números 24:5 ;Salmos 5:7 ;Salmos 26:8;Salmos 95:6 ;Salmos 69:13.

Vídeo do "Ma Tobu":



Levante-se 


Caminhe, pegue seu sidur e talit e se acomode ( sentado no chão), onde for melhor para a sua reza.

O chamado para as 3 orações diárias:
As três orações são as da Aurora; Zenite e Ocaso do dia.


De forma parecida com os monoteístas islâmicos, um meuzzin (مؤذن ) - um homem que chama de um minarete ou em qualquer lugar os muçulmanos para Salah (orações formais) de uma mesquita. Este chamado é o Ad'Han.
O nosso chamado se chama Shemá Israel (ouve Israel), e consiste da primeira parte do Shemá completo do Deuteronômio 6, dita por um meuzzin (מואזין).



O meuzzin (homem) põe-se de pé voltada para Jerusalém, ou seja em direção ao Templo no Monte do Templo, levantando ambas as mãos e colocando-as na altura das orelhas, deve pronunciar em voz alta, o seguinte:

"
Ouve Israel! 
YHVH é o Senhor!
YHVH é um!

YHVH reinou,
YHVH reina,
YHVH reinará para sempre! 
Venha para a oração."

"
Shema Israel !
Adonai Eloheino,
Adonai Echad!
Adonai Malach,
Adonai Melech,
Adonai Yimloch le olam vaed!
Bo'u la'Tefilá!




O Shemá:


Os qaraim al andaluz, não somos contrários a tradição histórica e costumes familiares, que não forem de encontro ao texto e as ordenanças do Qara expressas por YHVH e os seus profetas e enviados justos. 

Quando os fariseus de ben Zacai se refugiaram com os amigos romanos, em Jabiné, eles tentaram apagar toda a tradição guardada pelos sacerdotes e saduceus, durante o tempo dos Justos. Alguma coisa inda ficou, mesmo em forma jocosa contra nossos costumes.  

Segundo a regra de Shamai HaZaken (Shamai- o Velho), salva no talmud; tratado Mishnah Berakhot 1: 3 diz: 

A escola de Shammai espera que, à noite, os homens se prostrem de rosto em terra quando disserem o Shemá e, pela manhã, os homens devem dizer o Shemá  permanecendo em pé; pois o texto do Qará diz: ", "Quando te deitares, e quando te levantares ...". O Rabi Ismael, sobre a regra de Shammai disse: "Eu estiver a beira de uma estrada na hora do Shemá, e me reclino, a fim de dizer o shemá, de acordo com o dito de Beth Shammai; mas eu me exponho ao perigo de salteadores".

Continuará..

Nenhum comentário:

Postar um comentário