terça-feira, 7 de maio de 2019

Qaraitas e Karaitas

Nesses últimos 40 anos, temos nos debruçado sobre o entendimento do que ocorreu em Andaluzia desde e depois da queda do 2º Templo Israelita, o templo de Herodes o Edomita, inimigo dos israelitas e da monarquia asmonea, amigo dos fariseus e romanos. 

Parece-nos que existe um pacto de "silêncio literário de entendimento" sobre o judaísmo não rabínico da Espanha e Portugal na idade média; antes desta e 500 anos depois destas, inclusive da parte de nossos correligionários oficiais.

Segundo Ibn Daud, quando o hakham Aben Al Taras, voltou de Jerusalém para pregar o judaísmo dos karaitas na Espanha, ele pregou para hebreus karaitas; isso lá pelos idos do ano 1.100.., como pode?

A inferência que se toma é a seguinte:

Existem dos tipos de karaítas.

O primeiro, é o karaita que a duras penas foi oficializado pela rabanut, que é oriundo do próprio mundo fariseu, ou seja: são ex. fariseus ou rabinos que se arrependeram do desvio do farisaísmo e aderiram ao caraísmo formando a comunidade oficial. 

Um dos expoentes atuais é o hakham dos holofotes, que segundo se sabe era judeu fariseu ortodoxo.

O próprio Hanano ibn Dawid fazia parte do exilarcado fariseu na Babilônia, antes da cisão com a rabanut.

Os karaitas "oficias de hoje" são geograficamente anglo-saxões, egípcios, russos e ucranianos.

Então se pode inferir que o primeiro grupo de karaitas, são em sua maioria ex. fariseus arrependidos, ao menos é o que aparenta.

O segundo grupo e grande grupo são os "desaparecidos" oficialmente do radar karaita...; estes são os escravos megorashim de Jerusalém degredados para Sefarad e depois para mais além do al Gharb.

Nunca foram oficialmente fariseus, muito ao contrário, seus ancestrais foram contemporâneos de Tabbai, João Hircanos, Tsadoqi, Sammai, Akabia, da Casa de Beitos e membros do partido dos justos de Jerusalém, ligados a nobreza Davídica e aristocracia, o ADN J1 e J2 não nega.

Segundo W. Rule, a suas sinagogas em al Andaluz eram bem frequentadas e nenhuma proibida, sua moral e ética era alta e não havia entre eles nenhum sicari de Sura e Pumbedita ..até o século 5 ...

Estes são os "karaitas raiz", com vínculos e raízes nas veias de nosso pai Jacó, mas; irreconhecíveis pelos "correligionários" oriundos do farisaísmo, conforme falam os mais jovens; "judeus nutela".

São fariseus karaitas e saduceus karaitas, irmãos siameses separados por um abismo colossal de um só esteio.

Contudo; atentos a voz de "EL", esperamos:


Aquietai-vos, e sabei que eu sou YHVH Deus; serei exaltado entre os "gentios[lo ami]"; serei exaltado sobre a terra. YHVH dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)



Salmos 46:10,11 

Boa contagem do Omer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário