quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Morado, mouro e marrano de Al'Land'Galut!


Al: Diversas palavras de origem árabes são iniciadas com al-, um artigo invariável na língua árabe, correspondente aos artigos definidos o, a, os, as.
Land:a terra (substrantivo) land, earth, ground, soil, homeland, clay
גלות galut:  "exílio"

O site da BBC, reza em um post com o título: "Família nordestina (Rio Grande do Norte) guardou séculos de romances medievais de mais de 700 anos na memória" por Josi Gonçalves; Natal para a BBC Brasil, em 17/02/2018.

Essa família era a família de dona Militana, que morreu em 2010. Já a última guardiã de uma família que manteve viva a cultura mouro-ibérica, passa boa parte do dia deitada numa rede no al'pendre da casa que mora recordando histórias galantes de amores, aventuras e tragédias.

"Todo o saber de Militana é o mesmo de Benedita. Ela canta o que cantava Dona Militana e o pai: histórias luso-brasileiras. De amor, de poder, de grandes brigas, de cristão com os mouros e assim por diante".

reportagem da BBC no link abaixo:

Sabemos que a primeira conquista árabe da Península Ibérica estabeleceu o estado muslim Al-Andalus ( Al land galut), na Espanha e em Portugal. Os europeus cristãos nunca abandonaram uma luta de séculos pela independência, mas foram ocupados e governaram por mais de 700 anos, do século 8 até a expulsão final em 1492. Todas essas gerações de misturas raciais escureceram para sempre os perfis espanhol e português, por isto é que poucos dos nordestinos, descendentes de ibéricos mais brancos têm cabelos loiros ou olhos azuis.

Durante a reconquista muitos mouros e maranos foram torturados se não passassem no teste de fé. Muitas pessoas hoje concluem que a Igreja católica foi culpada, na melhor das hipóteses, de intolerância radical e, na pior hipótese, de uma sádica propensão à tortura. No entanto, o contexto histórico não pode ser esquecido.

A Inquisição começou após 700 anos de ocupação pelos muçulmanos. Não esperar uma reação é contra-intuitivo. O curioso, para não dizer maquiavélico, é que Cristobus Colombus descobriu as Américas Vespucianas no mesmo ano em que os espanhóis finalmente expulsaram os mouros e marranos, já que os rabinos e os homens de posse já haviam se mudado para lugares mais seguros, deixando a sua própria sorte as famílias pobres de origem israelita ou muslim pobres para serem escravizadas ou forçadas a trabalhos ou imigração, como foi o caso da exemplar da cidade de Mazagão (ou os ricos eram sócios da maldade ou ainda faziam parte da nobreza reinante).
Ancião de El Jadida no Marrocos 
Faz me lembrar, meus amigos, que curiosamente o dono de uma das grandes mídias brasileiras, o milionário S. Barbanel, enricou vendendo "canetas azuis" e engraxando sapatos, ele é descendente direto do milionário banqueiro medieval Don Isaac Barbanel, que saiu para Salônica depois do édito de 1492; o estranho é que, segundo o próprio apresentador o Barbanel o banqueiro financiou as expedições dos espanhóis, na pessoa de Colombo em outubro de 1492. Como se vê há algo de muito encriptado no reino da Tasmânia. Enquanto os ricos viajam os pobres sofrem as conseqüências e se você possuir um pouco de curiosidade, pesquise pela lista de rabinos mortos na inquisição ou no Shoá, você poderá se surpreender com os números.
Don Issac Barbanel - Banqueiro Judeu medieval Ibérico
O Vendedor de canetas descendente de Barbanel 

Inquisição cresceu junto com a colonização da América espanhola. Portugal tem um museu chamado de Torre do Tombo, que trata da Inquisição. Durante a Inquisição, judeus e protestantes foram convertidos em massa ao catolicismo. Os jesuítas também suportaram o peso do expurgo.

Kibbeh e Sfiha são para o Brasil como tacos são para os Estados Unidos, ou curry para a Inglaterra.
Kibe
Arquitetura brasileira e nordestina tem a influência mourisca, Os arcos das casas antigas e igrejas parecem que deveriam estar em algum lugar de um deserto do Magrebi.

A mais velhas senhoras de antigamente, sertões a fora, cobriam a cabeça com um lenço. Os véus eram populares entre as mulheres como sinal de recato, enquanto andavam pela cidade, o que remete o véu de burca ou ao hijab islâmico.
D. Militana de lenço
Segundo noticia os historiadores, a população ibérica de origem [israelita ou moura] pobre foi subjugada ao trabalho escravo nas províncias distantes, enquanto as cortes eram habitadas apenas por ricos ibéricos,traficantes de escravos, religiosos ricos, xeleléus e crioulos serventes.

E vosmincê, quem é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário