Carne de Sol com Queijo e Arroz de Leite, típico de Caicó RN - Comida de saduceu
Dizem que os termos "sarid" e "serid", seriam oriundos do hebraico, que significaria "sobrevivente" ou "o que escapou". Ou ainda "she'erit" no sentido de "refúgio Dele" ou "refúgio de Deus".
Para o nome da região geográfica "Seridó", existe o fato bem conhecido de que os colonizadores ibéricos ou andaluzes desta região eram cristãos-novos, filhos forçados de judeus rabínicos da mais alta fé farisaica e observantes em extremo da cashrut rabínica, que tem como pilar principal não comer carne com leite (Mixena khulin 8.1) nem misturar os derivados, ou ao menos olhar para eles enquanto come em uma mesa posta ( ערכת שולחן ).
Marcas ortodoxas rabínicas da culinária do Seridó?
A Culinária do Seridó, também conhecida como Culinária Seridoense ou Culinária do Sertão, trata-se da gastronomia tipicamente praticada na região do Seridó.
Partindo do princípio da regra rabínica de não comer carne com leite temos, aproveitamos e apresentamos um restaurante de comidas típicas desta região.
Vemos as guloseimas do " Restaurante Brilhante", que recomendo por sua excelência na gastronomia de comidas regionais do seridó - Restaurante Brilhante, Rua Joel Damasceno, 833 -Caicó RN Tel: (84) 3417-3866"
A capital do seridó é Caicó, um município brasileiro do interior do estado do Rio Grande do Norte, principal cidade da região do Seridó, localizada a 256 km da capital estadual, Natal.
Caicó possui uma rica identidade gastronômica devido produção de leite, carne-de-sol e do queijos de manteiga e de coalho. Possui pratos típicos como o arroz-de-leite, munguzá, farofa d’água, paçoca de carne de sol, carne-de-sol-assada, umbuzada, filhós de mel e suco de cajarana.
Arroz de leite com carne de sol - Delícias do restaurante Brilhante em caicó -RN
"Além dos pratos típicos da culinária regional, é possível encontrar também uma culinária contemporânea criada pelo talentoso chefe Sandro Medeiros, do restaurante Brilhante que, a parti dos produtos encontrados na região, cria seu próprio menu, utilizando-se da criatividade e conhecimento, capta toda a essência dos sabores locais combinando técnicas regionais e contemporâneas, criando pratos que transmitem toda a riqueza da região.
Sua Rosineide Medeiros, que é seu braço direito para suas inspirações, auxilia na elaboração das preparações, uma delas é o caviar de caju, que o casal prepara a receita cortando caju em cubinhos e cozinhando com tomate, cebola roxa, pimentão, alho, azeitonas, alcaparras, vinagre balsâmico e molho shoyo.
O Casal nota 10!
Sandro, além do dom para cozinha, carrega consigo também o sobrenome que herdou do antepassado Jesuíno Brilhante (Jesuino Al'Ves de Melo Qal'ado), considerado o primeiro cangaceiro do RN.
Cangaceiro Jesuino Brilhante
Brilhante tem em seu cardápio pratos como o rondelli de macaxeira com carne de sol, o kibe de carne de sol recheado com queijo de manteiga, o tortellini de macaxeira também com carne de sol e queijo e até a Bruschetta do Seridó, feita com batata doce, manteiga de garrafa, carne de sol e queijo coalho ralado.
A fusão desses ingredientes combinados pelo chef são extremamente harmônicas, quando mesclados com caju, uma de suas iguarias mais exploradas, Sandro procura ameniza o amargor do cajú e manter vivo o leve gosto do doce que possui. Para servir o caviar de caju, Sandro desenvolveu ainda um biscoito de macaxeira, feito com a própria macaxeira, queijo de coalho e farinha de trigo sem fermento."
Como se vê por aqui no Seridó se come bem e se come carne com leite. Corroborando o rabino marrano (hoje jubilado) da congregação judaica rabínica ortodoxa Braz Palatinik, em Natal RN, que dizia há 30 anos atrás que o anusim do Seridó era descendente dos judeus ibéricos e não precisava de converter como goi, adiciono que de fato e direito o são, mas muitos são aparentemente descendentes dos antigos saduceus de Andaluzia(dado os costumes gastronômicos), que estavam presentes e ativos na península ibérica e na Polônia, misturados com os caraítas, e pela ação dos portugueses viram parar aqui nas costas do atlântico oriental.
O jeito é jurar de pés juntos, que é descendente da fé dos rabínicos, mesmo comendo uma deliciosa carne de sol com leite, para receber uma carta de alforria rabínica e poder fazer a imigração para o país dos rabinos, a atual república de Israel.
A gastronomia dá o seu testemunho a favor ou contra. Se crê em YHVH e nas suas santas Escrituras, deve conhecer e por em prática o mandamento:
A gastronomia dá o seu testemunho a favor ou contra. Se crê em YHVH e nas suas santas Escrituras, deve conhecer e por em prática o mandamento:
אתה לא תישא עדות שקר נגד השכן שלך
"Não darás falso testemunho ...."
Que tenha um shabbat shalom!