terça-feira, 16 de junho de 2020

Em Djerba há esperança?


Por ora em lockdown, ou semi-lockdown por causa do bichinho que adoeceu muita gente no meu estado do RN e derredores, nos concentramos em pesquisar sobre os caminhos que traçaram os sadiqim depois das caídas de Jerusalém, e me deparei com Djerba, a cidade dos kohanim. 

O convertido/anusi (segundo alguns), Abū ʿImran Mūsā ibn Maymūn ibn 'Ubayd Allāh Al-Qurtubi (1138-1204) nos deixou a sua impressão ou um retrato da comunidade de Djerba: é o único testemunho da cultura desses israelitas na Idade Média. Dirigindo-se ao filho, ele diz::
"Esteja avisado sobre certas pessoas que vivem na região do al Magrebi chamada al-Zirbi, nas terras da Berberia, porque são estúpidas e rudes [...] Deus é minha testemunha e julgo que elas me parecem semelhantes aos karaítas(saduceus) que contestam a lei oral. Lhes falta clareza de espírito, seja lidando com a miqra'ot e o Talmude ou expondo as aggadot e halakhot. Alguns deles são juízes(shofetim), mas suas crenças e atos em matéria de impureza ritual são como as dos filhos da abominação(saduceus), que são uma nação entre as nações que peregrinam nas terras dos ismaelitas. Recusam-se a ver a mulher ritualmente impura, não olham para o rosto nem para as roupas, não falam com ela e não pisam no chão em que pisou. Eles não comem a parte traseira do animais abatidos. " [ fonte site: tunisie-geneologie.com- les juifes de Djerba]
Que maravilha!(iofi) saduceus em pleno século 12, e ainda por cima descendentes dos antigos kohanim sadoquitas. Isto me fez ter arrepios e ficar muito contente.

Segundo se diz; há uma tradição que a minoria(saduceus) israelita de Djerba diz que, no ano 586 aEC, alguns dos sacerdotes israelitas do templo que conseguiram escapar da destruição de Jerusalém e do templo de lá se estabeleceram em Djerba; até hoje, uma porcentagem incomumente alta de judeus na ilha mantém o status familiar da casta sacerdotal e um vínculo genético foi confirmado por testes de DNA.

Essa comunidade é única na diáspora judaica por sua porcentagem incomumente alta de quhanim (hebraico; a casta sacerdotal judaica), descendentes "PATRILINEARES" diretos de Arão, o primeiro sumo sacerdote dos tempos mosaicos.

Os judeus foram assentados em duas comunidades principais: o Hara Kabira; "o grande bairro" identificado com Sefarad e Marrocos e o Hara Saghira, "o pequeno bairro", identificado com Israel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário