sábado, 9 de maio de 2020

Os saduceus vindos de Portugal; IOFI!



Passado o dia de descanso, depois do abdalah, comecei a escrever sobre uma das possíveis causas que os nossos seridoenses, sabugienses, oestanos, caririenses dos rincões da nossa Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, comem carne de gado, ovinos e caprinos com lacticínios. (Eu mesmo gosto de uma carne de sol assada na brasa com um queijo de coalho  derretido por cima; e ainda com uma manteiga-de-garrafa!) E muitos do povo do meu sertão se dizem "israelitas e outros; judeus anusim "; como pode isso? 

Inclusive quero abrir um parênteses que muitos dos nossos conterrâneos, idosos mulheres e crianças, já foram convertidos recentemente por rabinos missionários, que fazem proselitismo entre os nossos. Não preciso falar aqui que se engana aquele que se converte, pois o "teudat giyur" não atesta que ele é um israelita, mas um convertido para a religião dos rabinos, aliás ficando claro que nem judeu ele era, e ficará gravado para sempre em seu prontuário, o rótulo "convertido".  Mas podem tentar enganar dizendo que não pode dizer que uma pessoa é convertida, tem que tratar como iguais...será mesmo?

um precedente:

No site da Chabad (judeu ortodoxo), temos uma lista...além de Maimonides, tem o profeta Obadias(tinham que incluir Obadias), Rabi Yochanan Ben Torta, Ben Bag Bag e Ben Hay Hay e até Shemayah e Avtalyon! Curioso é que deviam serem esquecidos que foram convertidos, segundo eles dizem. Ou seja, convertido sempre será um convertido.

Link Chabad.org
18 Impressionantes Convertidos ao Judaísmo que Você Deveria Conhecer

O curioso é, que, segundo o Talmud, Obadias é considerado um convertido ao "judaísmo de Edom". Justamente o profeta que traz duras profecias conta Edom.

Voltando ao assunto, da carne com leite, não dá para ocultar que é tradição por aqui, comer carne com leite ou derivados, e aquelas bocas dessa região que disseram que não praticavam esta tradição estiveram por violar o 8º mandamento, e ainda deram testemunho (por inferência) por toda a região, que come carne com leite, para suposta vantagem no processo.   

Na Torá al kitab, em Shemot 23:19 está escrito:

"לא תבשל גדי בחלב אמו"

"não cozerás o cabrito no leite de sua mãe."

 No talmude da confusão, em Shabat 130a: 11, o "saduceu Yose Ha Gelili, [desdenha] sobre o excesso da escola de Edom dizendo:
"Vocês dizem que não se pode comer aves de capoeira com leite, pois na Torá escrita diz que não se deve cozinhar o cabrito no leite de sua mãe, mas as galinhas não produzem leite! ( risos aqui)
Os karaitas acreditam na separação de carne e leite?

Não! A maioria dos karaitas adota uma abordagem direta dos versículos que são interpretados pelos rabinos como exigindo uma separação entre carne e leite, ou seja, Êxodo 23:19, Êxodo 34:26 e Deuteronômio 14:21.

Os karaitas interpretam esses versículos como significando que nenhum mamífero deve ser cozido no leite de sua própria mãe, seja por causa da torpeza moral do ato, na medida em que demonstra um grande desrespeito pela instituição sagrada da maternidade, ou porque cozinhar um animal no leite de sua mãe era um ritual comum entre as seitas que adoram ídolos do antigo Oriente Próximo.

Portanto, certos karaitas comem carne e leite juntos (por exemplo, um cheeseburger usando carne kosher e queijo kasher), embora outros se abstenham devido à influência (medo) do movimento rabínico.
Link do original abaixo:

Então, por inferência, entendemos que os saduceus de Espanha e Portugal, também comiam carne com leite e trouxeram o costume nos seus palatos bucais.

IOFI! Existiam esses tais de saduceus entre os portugueses ou holandeses, pois sabemos que os portugueses descobriram o Brasil , e depois os holandeses invadiram o nordeste do Brasil e .... muita gente de lá ficou cá! Óbvio.

Um pormenor escrito:

[O Rabino] Menasseh [ben Israel]  escreveu que o principal objetivo do tratado - sua contribuição para uma longa tradição de escrita rabínica sobre o tema da ressurreição e que ele provavelmente começou a escrever em 1633 - como refutar os "saduceus" do dia da carta ... uma seita abominávelmente perversa negou que os corpos dos defuntos fossem ressuscitados e reunidos com suas almas no final dos tempos; o subtítulo do livro enfatizou que também contém uma prova da imortalidade da alma. Com o renascimento do antigo termo "saduceus", ele estava claramente se referindo a indivíduos heterodoxos contemporâneos, incluindo alguns membros da comunidade sefardita de Amisterdã ( israelitas portugueses que eram adeptos do karaísmo), que estavam agitando contra um leque de doutrinas pelo menos uma das quais Maimonides (Abu Omran Maimonides bin Abeid Allah) havia feito (a ressurreição do corpo). em um dos treze preceitos essenciais do judaísmo [rabínico]. Uma pessoa em particular se destaca - Uriel da Costa, um ex-converso nascido e educado em Portugal e morando em Amistedam, ficou desiludido com o judaísmo que considerava praticado e pregado no bairro de Vlooienburg.

[ ] grifo nosso
Link do texto original

Parece que nos temos um mar de Nordestinos descendentes dos saduceus-karaitas de Sefarade ( al Andaluz) por aqui, e os rabinos não suportam isso. 

Levante sua cabeça!
Seus ancestrais sofreram muito por causa da crença em YHVH e em sua Torá al Kitab.
Você também é um dos tais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário