terça-feira, 12 de maio de 2020

Dom, donos, I'udum...Edom.

9 6 1 12 454 25 22 1 11 238 11 99 6524444
Meus amigos, nós os descendentes dos israelitas no exílio além do grande mar, temos sido perseguidos por Esaú, desde a antiguidade e em todas as eras, contando-se do beit sheni, onde era-mos agrupados como o partido dos Justos (sadiqim), e depois de nossa nova queda renomeados por nossos agressores pelo nome execrado de saduceus(desolados).

Temos sofrido bastante nas mãos dos nossos "irmãos" Y'u-dum, temos sido escravos em Sefarad, depois lives e depois escravos, e depois deportados a outras terras, temos sido vendidos, decapitados, queimados em fogueiras, torturados, entregues, negociados e depois, nossos algozes se apresentam como se houvessem sofrido nossa dor e pedindo reparações em dinheiro se apesentam com nossas roupas, costumes, nomes e tradições. Seus templos e associações, levam o nome de nossa grande família, mas nós mesmos não estamos lá. Se lá estamos, estamos como servos do serviço de sábado, ou como "convertidos". Tanto para Edom, tanto para Roma, nosso nome ou do nosso Deus, repousa fora do recinto. No altar, um nome de deus estranho. Suas glorias são para um certo bar Nashá de Edom, ou para um deus chamado En-Ke-lo-heino.

No texto escrito diz:
Lembra, Ó YHVH Deus, do que os edomitas fizeram no dia em que Jerusalém foi conquistada! Lembra de como diziam: “Arrasem Jerusalém até o chão!” - Sl.137:7
Isto, também não se repetiu nos dias do segundo Templo? Lembram do herói "deles" o filho de Zakai? que fugiu de Jerusalém se fingindo de defunto, em um caixão com uma multidão de servos para se ajuntar ao acampamento dos romanos (os invasores), e de lá esperar a nossa queda, para depois nos subjugar?

Penso, ser importante saber que: no interior do povo Judeu há pressões e tensões sociais de povos não-bnei-Iehudah(Judeus), que foram convertidos ao Judaísmo antigo.

De acordo com Josefo, em "Antiguidades Judaicas", por volta de 100 AC, O rei e sacerdote do estado Judeu-Asmoneu, João Hircano converteu os Edomitas ao Judaísmo. Os Edomitas eram a prole de Esaú. YHVH avisou que os Judeus não se misturassem com os Edomitas. Uma vez que Hircano converteu os Edomitas (a partir daquele momento; anusim de Edom), e se tornaram gente de Judá e Israel, eles buscaram e tornaram-se influentes em Jerusalém entre os escribas, fariseus e o Governo Romano. A mistura dos Romanos e Edom é descrita no Livro de Iasher, e a mistura entre os Judeus e os Edomitas é documentada na edição de 1925 da Enciclopédia Judaica.

Josefo também lembrou que muitos Fariseus e homens  influentes em Israel eram Edomitas. O rei Herodes, que derribou os saduceus -asmoneus era um Edomita. Eles usurparam as posições mais elevadas na tribo de Judá, e secretamente desejavam exterminar o verdadeiro povo Judeu-israelita, os bnei Israel.

No texto escrito diz: 

Ez.35:10-15
10 “Uma vez que você disse: ‘Estas duas nações (Judá e Israel) e povos serão nossos e nos apossaremos deles’, sendo que eu, YHVH, estava ali, 11 juro pela minha existência , palavra do Soberano, Adonai, que tratarei você (Edom) de acordo com a ira e o ciúme que você mostrou em seu ódio para com eles(Judá-Israel), e me farei conhecido entre eles quando eu julgar você(Edom). 12 Então você saberá que eu, YHVH, ouvi todas as coisas desprezíveis que você disse contra os montes de Israel. Você disse: ‘Eles foram arrasados e nos foram entregues para que os devoremos’. 13 Você encheu-se de orgulho contra mim e falou contra mim sem se conter, e eu o ouvi. 14 Pois assim diz o Soberano, YHVH: Enquanto a terra toda se regozija, eu o arrasarei. 15 Como você se regozijou quando a herança da nação de Israel foi arrasada, é assim que eu o tratarei. Você ficará arrasado, ó monte Seir, você e todo o Edom. Então saberão que eu sou o YHVH.
Eles querem que sejamos desertores de nossa benção da primogenitura, da nossa terra, dos nossos livros, do nossos antepassados e de todas as bençãos que por  torpeza eles perderam.
Jacó respondeu-lhe: "Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.""Morro de fome, que me importa o meu direito de primogenitura?""Jura-mo, pois, agora mesmo", tornou Jacó.
Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Este deu-lhe pão e um prato de lentilhas. Esaú comeu, bebeu, depois se levantou e partiu. Foi assim que Esaú desprezou o seu direito de primogenitura. - Gn 25:31-34
 
Agora, uma coisa te digo: " Você quer seguir Edom? espera alguma vantagem? ou que tenha grande amor por Edom? Isto é uma decisão tua...não minha.

Só posso te desejar; sorte em tua jornada, rumo à Edom.

Boa semana.
 

sábado, 9 de maio de 2020

Os saduceus vindos de Portugal; IOFI!



Passado o dia de descanso, depois do abdalah, comecei a escrever sobre uma das possíveis causas que os nossos seridoenses, sabugienses, oestanos, caririenses dos rincões da nossa Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, comem carne de gado, ovinos e caprinos com lacticínios. (Eu mesmo gosto de uma carne de sol assada na brasa com um queijo de coalho  derretido por cima; e ainda com uma manteiga-de-garrafa!) E muitos do povo do meu sertão se dizem "israelitas e outros; judeus anusim "; como pode isso? 

Inclusive quero abrir um parênteses que muitos dos nossos conterrâneos, idosos mulheres e crianças, já foram convertidos recentemente por rabinos missionários, que fazem proselitismo entre os nossos. Não preciso falar aqui que se engana aquele que se converte, pois o "teudat giyur" não atesta que ele é um israelita, mas um convertido para a religião dos rabinos, aliás ficando claro que nem judeu ele era, e ficará gravado para sempre em seu prontuário, o rótulo "convertido".  Mas podem tentar enganar dizendo que não pode dizer que uma pessoa é convertida, tem que tratar como iguais...será mesmo?

um precedente:

No site da Chabad (judeu ortodoxo), temos uma lista...além de Maimonides, tem o profeta Obadias(tinham que incluir Obadias), Rabi Yochanan Ben Torta, Ben Bag Bag e Ben Hay Hay e até Shemayah e Avtalyon! Curioso é que deviam serem esquecidos que foram convertidos, segundo eles dizem. Ou seja, convertido sempre será um convertido.

Link Chabad.org
18 Impressionantes Convertidos ao Judaísmo que Você Deveria Conhecer

O curioso é, que, segundo o Talmud, Obadias é considerado um convertido ao "judaísmo de Edom". Justamente o profeta que traz duras profecias conta Edom.

Voltando ao assunto, da carne com leite, não dá para ocultar que é tradição por aqui, comer carne com leite ou derivados, e aquelas bocas dessa região que disseram que não praticavam esta tradição estiveram por violar o 8º mandamento, e ainda deram testemunho (por inferência) por toda a região, que come carne com leite, para suposta vantagem no processo.   

Na Torá al kitab, em Shemot 23:19 está escrito:

"לא תבשל גדי בחלב אמו"

"não cozerás o cabrito no leite de sua mãe."

 No talmude da confusão, em Shabat 130a: 11, o "saduceu Yose Ha Gelili, [desdenha] sobre o excesso da escola de Edom dizendo:
"Vocês dizem que não se pode comer aves de capoeira com leite, pois na Torá escrita diz que não se deve cozinhar o cabrito no leite de sua mãe, mas as galinhas não produzem leite! ( risos aqui)
Os karaitas acreditam na separação de carne e leite?

Não! A maioria dos karaitas adota uma abordagem direta dos versículos que são interpretados pelos rabinos como exigindo uma separação entre carne e leite, ou seja, Êxodo 23:19, Êxodo 34:26 e Deuteronômio 14:21.

Os karaitas interpretam esses versículos como significando que nenhum mamífero deve ser cozido no leite de sua própria mãe, seja por causa da torpeza moral do ato, na medida em que demonstra um grande desrespeito pela instituição sagrada da maternidade, ou porque cozinhar um animal no leite de sua mãe era um ritual comum entre as seitas que adoram ídolos do antigo Oriente Próximo.

Portanto, certos karaitas comem carne e leite juntos (por exemplo, um cheeseburger usando carne kosher e queijo kasher), embora outros se abstenham devido à influência (medo) do movimento rabínico.
Link do original abaixo:

Então, por inferência, entendemos que os saduceus de Espanha e Portugal, também comiam carne com leite e trouxeram o costume nos seus palatos bucais.

IOFI! Existiam esses tais de saduceus entre os portugueses ou holandeses, pois sabemos que os portugueses descobriram o Brasil , e depois os holandeses invadiram o nordeste do Brasil e .... muita gente de lá ficou cá! Óbvio.

Um pormenor escrito:

[O Rabino] Menasseh [ben Israel]  escreveu que o principal objetivo do tratado - sua contribuição para uma longa tradição de escrita rabínica sobre o tema da ressurreição e que ele provavelmente começou a escrever em 1633 - como refutar os "saduceus" do dia da carta ... uma seita abominávelmente perversa negou que os corpos dos defuntos fossem ressuscitados e reunidos com suas almas no final dos tempos; o subtítulo do livro enfatizou que também contém uma prova da imortalidade da alma. Com o renascimento do antigo termo "saduceus", ele estava claramente se referindo a indivíduos heterodoxos contemporâneos, incluindo alguns membros da comunidade sefardita de Amisterdã ( israelitas portugueses que eram adeptos do karaísmo), que estavam agitando contra um leque de doutrinas pelo menos uma das quais Maimonides (Abu Omran Maimonides bin Abeid Allah) havia feito (a ressurreição do corpo). em um dos treze preceitos essenciais do judaísmo [rabínico]. Uma pessoa em particular se destaca - Uriel da Costa, um ex-converso nascido e educado em Portugal e morando em Amistedam, ficou desiludido com o judaísmo que considerava praticado e pregado no bairro de Vlooienburg.

[ ] grifo nosso
Link do texto original

Parece que nos temos um mar de Nordestinos descendentes dos saduceus-karaitas de Sefarade ( al Andaluz) por aqui, e os rabinos não suportam isso. 

Levante sua cabeça!
Seus ancestrais sofreram muito por causa da crença em YHVH e em sua Torá al Kitab.
Você também é um dos tais! 

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Ouvi ao profeta Obadias, um paralelo.


Abdallah al Nabi - Paralelo com Flávio Josefo e algumas anotações nossas entre [].

VISÃO de Obadias: Assim diz o Senhor YHVH a respeito de Edom [fariseus, descendentes dos convertidos no período de Hircano]: Temos ouvido a pregação de YHVH, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.

Eis que te fiz [Fariseu] pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.

A soberba [lei oral] do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?

Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas [entre os países poderosos: Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e etc], dali te derribarei, diz YHVH.

Se viessem a ti ladrões, ou roubadores de noite (como estás destruído![2ª Guerra]), não furtariam o que lhes bastasse? se a ti viessem os vindimadores, não deixariam alguns cachos?

Como foram buscados os bens de Esaú! como foram esquadrinhados os seus esconderijos![2ª Guerra]

Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites[Espanha 1492 - Alhambra-Expulsão]: os que gozam da tua paz te enganaram, prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão [ouro dos banqueiros] puseram debaixo de ti uma armadilha: não há em Edom entendimento.

E não acontecerá naquele dia, diz YHVH, que farei perecer os sábios (חֲכָמִים) de Edom, e o entendimento na montanha de Esaú?

E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança.

Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros [Pompeu, Tito] levavam cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo [fariseu] eras um deles.

No dia [mês de Av;70 EC] em que [tu, fariseu edomita] estiveste em frente dele [Israel], no dia em que os forasteiros [romanos] levavam cativo o seu exército[ os bnei Israel], e os estranhos [romanos] entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo [fariseu] eras um deles.

Mas tu não devias olhar para o dia de teu irmão [saduceu], no dia do seu desterro[vendidos para Sefarad]; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia[queda do beit sheni];

Nem entrar pela porta do meu povo[Israel], no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no dia da sua calamidade;Nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem: nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia.
Um trecho de vídeo curioso
Porque o dia de YHVH está perto, sobre todas as nações: como tu fizeste, assim se fará contigo: a tua maldade cairá sobre a tua cabeça[ olho por olho; regra dos saduceus].

Porque, como vós bebestes no monte da minha santidade[Santo Templo], assim beberão de contínuo todas as nações: beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem sido.

Mas no Har Sião haverá livramento; e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o disse.

E os do sul possuirão a montanha de Esaú, e os das planícies os filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samaria; e Benjamim e Gileade.

E os cativos deste exército dos bnei Israel, que estão entre os cananitas, possuirão até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade [al Andaluz - Descendentes de portugueses, espanhóis e africanos do Magrebi e Bilad el Sudan ], possuirão as cidades do Negev.

E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será de YHVH.

Shabbat shalom!

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Ser karaita? Uma opinião.


Os Qara'im na forma mais profunda do termo, ou partido dos justos(sadiqim) mais tarde transformados em desdém na forma de saduceus(desolados)foram, enquanto os sacerdotes sadiqim não aparecerem para ministrar no III Beit Hamiqdash, são e sempre serão independentes um do outro, seja na forma de grupos, comunidades ou congregações, ou até na forma de indivíduos que leem e pesquisam diferentes cânones das Escrituras Hebraicas (miqra'ot), podem comentar por retórica (arte do al-Calâm -  "teologia escolástica)  e na forma escrita, afim de ajudar outros a se esclarecerem, e viver suas vidas de acordo com seu próprio raciocínio e entendimento dos mandamentos e ordens de YHVH, sem precisar de rabinos ou pastores; senhores que em muitos casos vivem as custas da gordura alheia.  
Máquina de conversão

Ao falar sobre conversão, deve-se ter em mente que a verdadeira ideia qara'ita de conversão é simplesmente o ato pessoal de se juntar e viver em uma congregação liderada por um hakham eleito pela comunidade  ou hazan ( aquele que sabe rezar e conduzir as festividades), ou um karaita comum e que o conceito rabínico de “ giyur” É 100% farisaico. Além do mais os rabinos à luz da Torá al Kitab, não tem autoridade nenhuma de converter alguém a verdadeira religião de Israel. Hoje eles são intrusos que tomaram o poder dos asmoneus de forma pouco honesta, causando a desgraça para o povo de Israel, cuminado com a perda do beit sheni, morte, escravidão e exílio.

Quanto a lei de um estranho se juntar ao povo de Israel, está bem claro na Mikrá al Kitab, e lá não consta nenhuma interferência ou emissão de alforrias para os marranos, certificadas inspecionadas e homologadas, sejam elas de rabinos ou neo karaitas.
"E não fale o filho do gringo, que se houver unido a YHVH, dizendo: Certamente Adonai YHVH me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca." Isaías 56:3
Porque YHVH se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os gringos, e se achegarão à casa de Jacó.-Isaías 14:1
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. -Isaías 56:5
 Rute, que não era israelita disse somente:
 ''O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus (Rt 1.16).
Rute e a velha Noemi
O rito, que segundo o pensamento nosso, poderia ser utilizado, é o rito de "aboio" Nordestino, que guarda as nossas características e as mais profundas tradições ancestrais de nosso povo, que não deve ao nosso ver, ser substituída por ritos alienígenas. Onde "eles", os neo missionários já tentam se apropriar.

Segue um link, de um recorte, dum brilhante trecho cantado por um judeu marrano, do Seridó, um autêntico israelita, seguidor da filosofia dos rabinos; mas israelita. Tomamos a liberdade de preservar, pois quando nós for-mos ao sheol, as gerações futuras podem ouvir e saber que houveram homens e mulheres autênticos.


Boa noite!


terça-feira, 5 de maio de 2020

Eu tive um sonho...


Sonhei que estava vagueando pelos sertões afora (Nordeste do Brasil), e numa cidade pequena, na caída da noite, senti desejo de fazer minhas orações do erev shabbat. Então, me dirigi ao centro da cidade e para minha surpresa vi, um fluxo de pessoas se dirigindo para um recinto bem próximo da suntuosa igreja matriz daquela cidade.

Para meu espanto, aquelas pessoas se trajavam muito parecido com os crentes evangélicos, diferenciando-se apenas que todos usavam cobertura de cabeça, sendo alguns um kipá e outros um chapéu de massa preto, calças pretas e camisas brancas. Ainda notei que eles usavam franjas brancas em suas cinturas. Se eu não estivesse no sertão, juraria de pé junto, que eu estaria em Higienópolis-SP, bairro com muitos judeus.
Eu não estava vestido assim, minha roupa era típica dos tiozinhos do sertão: apragata nos pés, calça de brim marrom e uma camisa surrada, comprada na pedra do mercado, de cor marrom, solta por fora das calças. A única coisa que me aproximaria, ainda que de longe daquela turba, era um kipá branco, daqueles mais parecido com o dos islâmicos e escondido sob minhas roupas, quatro franjas cor de alho poró, ou cor de grama, ou cor do mar(tekhelet).
Sem pensar em ser defenestrado pela turba, segui em direção a sinagoga, enquanto eu passava por debaixo de um alpendre,  alguém me segurou pelo braço, e com uma voz gentil, me disse: " Vamos rezar conosco, já é quase shabbat". Eu me virei e era um senhorzinho, de uns 70 anos, magro, vestido similar a mim, tinha uma barba branca e comprida, com um olhar amistoso. Até parece um amigo que tempos atrás eu conheci em Pernambuco, da família Araújo, que era Shomer Torá al Kitab; karaíta, no sentido mais puro da palavra. Infelizmente apareceu um rabino missionário e o converteu como um estranho, para religião estranha dos rabinos.

Então eu me dirigi ao recinto que aquele senhor queria que eu fosse...

Era bem próximo do largo da cidade, onde estava a sinagoga dos crentes judeus e onde estava a igreja dos também crentes católicos, sem falar que de lá ouvi uma pregação que se fazia na rua...eram os crentes cristãos protestantes.

Subi então uma calçada desgastada, de cimento queimado e me deparei com uma casa de parapeito quadrado, com alpendre na frente, com forquilhas de aroeira, e caibros de pau-branco, a parede era branca , daquelas rebocada com cal, e pintadas com hidro tinta de cal.  Tinha também com uma barra chapiscada de cor verde. A porta estava aberta e havia luz no recinto, passando por um corredor, na sala do meio da casa estava um grupo de sertanejos homens mulheres e crianças começando a rezar, vi um senhor de idade se prostrar e balbuciar umas palavras, que só consegui ouvir "Yerushalaim"....foi a melhor reza que eu já participei.
A pena que me faz, é que foi um sonho, e quando acordei, vi a realidade e o mal que fazem as conversões de nosso povo Israel, para as religiões estranhas a Torá al Kitab, sejam elas judaicas, islâmicas ou crentes cristã.  

Eu tenho medo de me denominar judeu caraíta, pois a logomarca ou termo "judeu" para nós os filhos dos israelitas do al Andaluz, é uma marca que notoriamente possui "donos" e supostamente "direitos comerciais", que obviamente demandariam "royalties", para os seus proprietários banqueiros, empresários e toda sorte de comerciantes, que segundo o renomado professor Castanheira, Nelson Pereira : " Quem empresta, tem o direito de receber o montante emprestado acrescido de juros compostos". Não se iludam achando que alguém te cede um nome, sem te cobrar nada.

A alJama significa  reunião de pessoas', eram comunidades autônomas (cahal em hebraico) nas quais as comunidades israelitas e judaicas durante a Idade Média na península Ibérica eram agrupadas e que governavam a vida de seus membros, garantindo que seus costumes e moral estejam em conformidade com o que é estabelecido pela religião israelita ou judaica. Entre outras coisas mundanas, ajudava os pobres e fornecia escola para os ensinar os filhos de famílias humildes.

O fato, de os israelitas serem derrotados na Grande Revolta Judaica em 70 d.C., a primeira das Guerra saduceu-romana, e na Revolta rabínica de Bar Qoquiba em 135 contribuiu para os números e a geografia da diáspora, pois uma grande parte da população israelita da Terra de Israel foi exilada e muitas pessoas foram vendidas como escravos por todo o Império Romano.

Desde então, os israelitas começaram a viver espalhados em quase todo os países do mundo, principalmente ao derredor do mar mediterrâneo e nas terras dos sarracenos(Arábia), sofrendo com a escravidão, discriminação, preconceito, opressão, pobreza e até genocídio.

Houve períodos, todavia, de prosperidade cultural, econômica e individual em vários locais, como em Alandalus (Sefarad), até serem novamente perseguidos, convertidos a força, expulsos, degredados, escravizados, pela Berbéria, Bilad el Sudan, ilhas do atlântico, por fim enviados como "colonizadores na marra" para o novo mundo.

Muitos pensam erroneamente, que os autênticos filhos dos israelitas, desejam ser reconhecidos como judeus do judaísmo dos rabinos, muito pelo contrário, Deus nos livre disto.

"Para nós, este suposto reconhecimento, seria nossa assimilação final e estaríamos vinculados a outras tribos dos ben Adam, excluídos da aliança que YHVH fez com nossos pais. "

A nós, pertencem os profetas, as alianças e a esperança de uma dia, quem sabe?"no próximo ano?" voltar para nosso antigo lar, assim como profetizou o nosso querido profeta Abdullah 1.20 (Obadias)
Israel Beitenu! ( Israel é nosso lar!)
"Os exilados de Jerusalém que estão em Sefarad, retornarão!".