segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Um arco-íris, um valor muito além!

Então disse YHVH a Noakh ha nabi e a seus filhos, que estavam com ele:

"Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra.

Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra". 

E YHVH prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:

O meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.

Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.

Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra". 

Concluindo, disse YHVH a Noakh: "Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra".

Gênesis 9:8-17 

Um belo sinal listrado com diversas cores no céu...

Um justo com uma bela galabiah de varias cores Iusuf, motivo de inveja; a mesma que consome por milênios os fariseus e edomitas e isabelitas.

Iusuf ibn Israil, nasceu em Harran (حران) na área que hoje faz parte do país dos turcos, no de  2 de Tamuz de 2199 (1562 AEC); foi o primeiro filho da mulher mais querida de Iaqub, Rakhel, nascido após 7 anos de casamento infrutífero. 
Harran - Turquia
Quando Iusuf tinha 6 anos, Iaqub e sua família voltaram à Eretz Qadosh, terminando por se estabelecer em Hebron. Embora mais jovem que 10 dos seus 11 irmãos, era o favorito do pai, e existia uma grande rivalidade entre ele e seus irmãos, cuja animosidade para com ele aumentou quando ele relatou dois sonhos que tivera, prevendo que estava destinado a governar sobre eles. 
O sonho que gerou problemas para Iusuf
Iusuf ao completar 17 anos foi agraciado, por seu amado pai com um presente que a primeira vista causou impacto nos demais. Tratava-se de uma galabeya de várias cores (talvez 7, embora Gn. 3, não declara assim).
Depois disto foi vendido os seus primos Ismaelitas  como escravo por seus irmãos e levado ao Egito; quando recusou a sedução da mulher de Potífera seu amo, ela o fez ser colocado na prisão, onde ficou por 12 anos. 

Aos 30, ele interpretou dois sonhos misteriosos do Faraó e foi nomeado vice-rei do Egito, para supervisionar a colheita e armazenamento de grãos em preparação para os sete anos de fome que os sonhos do Faraó tinham previsto. Casou-se com Asnat bat Potifera, e tiveram dois filhos, Manashe e Efrai. 

Seus irmãos foram ao Egito comprar cereal; após sujeitá-los a uma série de provas para testar sua lealdade um pelo outro e seu remorso pelo que tinham feito a ele, Iusuf ha sadiq revelou sua identidade aos irmãos, reconciliou-se com eles, e instalou Iaqub Abino e toda a família – 70 pessoas no total – na terra de Kessen em Mitzraim. 

Iusuf ha Sadiq morreu no Egito em seu 110º aniversário. Sendo o primeiro dos irmãos a morrer, transmitiu a eles a promessa feita a Iakub abinu, por YHVH de que seus filhos seriam tirados do Egito e devolvidos ao seu país de origem, e fez com que prometessem levar seus restos mortais junto com eles quando partissem. 
Assim como Iusuf ha Sadiq, os remanescentes dos saduceus (justos - Aljama Qaréo) estão mortos num caixão, numa terra distante e seus pais foram odiados, perseguidos exilados, degredados e vendidos como escravos (brancos ou negros), como se a marca de Kaim estivesse sobre eles, mas estes que não são reconhecidos pelos "supostos irmãos( Edom)"; um dia, a providência de YHVH os fará retornar.

Curiosamente no al kitab (livro) de Abdullah ha Nabi (profeta Obadias),  constituído por apenas 21 versículos, menor do tanakh e trata do tema da falta de solidariedade do povo de Edom (descendentes de Esaú - Génesis 36:1) para com Israili, considerado como seu povo "irmão". O livro se divide em duas partes: o "Profecia contra Edom" e a "Proclamação do Dia de YHVH"

Abdullah ha Nabi, nos conforta na sua profecia em "1:20".
"Os cativos do exército dos israelitas tomarão posse do território dos cananeus até Sarepta; os exilados de Jerusalém que estão em Sefarade (al Andaluz), ocuparão as cidades do Negebe. O povo de YHVH, vitorioso, haverá de subir o monte Tsión, Sião, e governarão a montanha de Esaú. E YHVH será o Rei!
Barak YH fiq'aidaan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário