segunda-feira, 22 de julho de 2019

"Hereges Justos" na média Edom-portuguesa

Torre Mudejar de Toledo-Espanha

Na semana passada vi um vídeo no "youtube", onde o português António Neto Guerreiro, fala sobre os "degredados"..."era bem pouquinho", diz o português...será?



É muito difícil, as pessoas abandonarem o senso comum imposto de geração em geração, desacreditando principalmente que os "Justos" de Jerusalém estiveram na Ibéria, na qual muitos dos nossos avoengos "degredados" para o Brasil foram testemunha ocular destes acontecimentos. 

Pesquisando um pouco, encontramos esta pequena pérola do povo judeu em Portugal.
"הלפיד / Ha-Lapid / O Facho (1927-1958) Editor: A. C. de Barros Basto (Ben-Rosh)
Orgão da comunidade Israelita do Porto. Foi o jornal da obra do resgate dos marranos Portugueses. Publicados 156 números entre 1927 e 1958. 
in Ha-Lapid N.1: "[...]Acaba esta Comunidade de acender este pequeno facho, que, com o favor de Deus, há-de iluminar o caminho a muitos transviados da Unica Verdade. A nossa divisa é Adonai li ve-lo irá (O Senhor comigo e nada receio) e por isso se Deus Bendito concordar com a nossa Obra, nós com o nosso esforço faremos, dentro em breve, o resgate redentor de milhares de portugueses que, ao norte do Tejo, vivem espiritualmente com umas vagafs remniscencias da religião dos seus antepassados." 

Encontramos na publicação HaLapid nº 126, pág.4 "Seitas que Haviam entre os Judeus Espanhóis". É um artigo que vale a pena um buscador da verdade, ler.

Link PDF abaixo

http://www.rebordelo.net/cripto-judaismo/halapid/n126/Ha-Lapid_ano19-n126-Shevat-Adar_5705_Jan-Fev_1945.pdf  




Nenhum comentário:

Postar um comentário