Termos:
Israelismo:
É uma escola abraâmica que defende a crença única e absoluta em YHVH e que sua revelação única foi dada através de Moisés na Torá escrita (que não admite adições ou subtrações) e a sua interpretação é literal (peshat), como os saduceus, betusianos e fariseus caraítas, ou ananitas do líder fariseu babilônico Anan ibn Dawid..
Caraísmo:
É uma escola babilônica "farisaica rebelde" ao talmud, que defende a crença única e absoluta em YHVH e que sua revelação única foi dada através de Moisés na Torá escrita (que não admite adições ou subtrações) e a sua interpretação é literal (peshat), como os saduceus, betusianos do período do 2º Templo Judeu, e seu suposto fundador foi o fariseu de Babel Anan ben David.
Saduceísmo, ou Partido dos Justos:
Escola judaica que defendia a crença única e absoluta em YHVH e que sua revelação única foi dada através de Moshe Rabbenu (نبي موسى), 'Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya"a na Torá escrita (חמשה חומשי תורה); que não admite adições ou subtrações e a sua interpretação é literal (peshat). Sua crença era centrada no templo, no sacerdócio, na Torá escrita, no nacionalismo e na possibilidade de viver a vida de acordo com a Torá e ética do Sinai.
Os detratores edomitas os pintaram como palhaços, burros, carnais, idiotas, ignorantes do Mikra, corruptos e sem crença em anjos, demônios, amuletos, gurus, magia, bem como detestarem a tradição magica do kabba'alah, de onde vem o termo "abracadabra".
Segundo o sitio do khabad; "Abra cidabra" em aramaico (o idioma no qual estão escritos o Talmud e o Zohar) significa "Eu criarei à medida que falo". Na "tradição" judaica existe a idéia de realmente criar coisas dizendo certas combinações das letras hebraicas, que contêm poderes criativos. Estes segredos estão contidos no livro Sefer Yetzirá. (O Golem de Praga, por exemplo, foi criado através da combinação de palavras místicas pronunciadas com o profundo conhecimento de seu criador, Rabi Yehudá Lowe, conhecido como Maharal.) É possível que a palavra abracadabra se origine desta tradição.
Os Betusianios:
Foram uma escola judaica que seguia apenas os ensinamentos da Tora escrita. Foram um dos grupos que, séculos mais tarde, os caraítas da babilônia se inspiraram para forjar a escola dos fariseus caraítas.
Moisés ha Nabi:
É realmente Moshe Rabbenu(نبي موسى), 'Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya "a. Ele é chamado de" Nosso Mestre ," Servo de Deus "e" Pai de todos os Profetas ". No calendário hebraico, ele nasceu no dia 6 de Adar 2368 e morreu no dia 6 de Adar 2488.
Gharb al Andaluz:
A região ocidental da Península era denominada Gharb al-Andalus ou "o ocidente do al-Andalus" (غرب الأندلس) e incluía o atual território português. De uma maneira geral, o Gharb al-Andalus foi uma região periférica em relação à vida econômica, social e cultural de Córdoba e Granada.
Al Andaluz:
Foi o nome dado à Península Ibérica - Sefarad (com a Septimânia) no século 7º, a partir do domínio do Califado Omíada (الأندلس), tendo o nome sido utilizado para se referir à Península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas.
Agrupamentos, e ou sites com escola similares aos saduceus/caraítas/betusianos no Brasil:
Tnuah Makor:
Diz no site que é uma instituição religiosa israelita que defende a aplicabilidade exclusiva das Escrituras Hebraicas na sua origem.
Tnuah Makor, Caixa Postal 14543, Rio de Janeiro
Nota: o site esta desativado, mas mantém um perfil no facebook.
Comjuse:
Site de Bangu no RJ, o local parece não funcionar corretamente, mas mantém uma página no wordpress.
Caraitas Teo
Site muito curioso, antes praticavam o ebionismo; parece-me que abandonaram e agora mantém vários estudos de cunho biblista.
Israelismo Bíblico (CE):
Diz a página: "A Torah escrita, dada pelo Criador nosso D'us aos nossos antepassados israelitas por meio de Moshe é a única fonte sagrada que reconhecemos."
O líder chama-se Rabino Máximo Lins de Melo
A escola mantém uma página no facebook
Comunidade Bnei Mikra no Brasil
Esta escola mantém um site que diz:
Somos Bnei Mikrá Sefardim também conhecido em Andaluz (Espanha e Portugal) por judeus kareos, ou parte do que sobrou da nossa antiga comunidade ibérica exilada no Brasil. Hoje, trabalhamos para formar uma comunidade independente nos moldes dos tsadukim ou saduceus.
Estudantes Br da Universidade Caraita dos Estados Unidos
Uma página de "facebook" que recruta estudantes com intuito de treina-los para o processo de conversão, ensejando que o neófito, ao final possa ser classificado como um convertido (ger) .

Nota:Educação disponível é bom, sem dúvida, porém vejo com tristeza este tipo de informação, pois aparenta que não há ninguém no solo do Brasil apto a ensinar as pessoas que se interessam pela forma "Israelita Qara'im", e é necessário um fariseu-caraíta dos Estados Unidos vir para nos ensinar, como se não houvesse nada em nosso passado em Al Andaluz, que nos ligasse a Israel, ou que fossemos uns tapados.
Enfim, para quem interessar; possa:
Shabua tob!
Nenhum comentário:
Postar um comentário