Sacerdote de YHVH
Meus caros amigos, temos ouvido e lido sempre coisas contrárias a lógica e a verdade expressa na Torá al kitab (a Torá escrita pelo profeta Musa, de abençoada memória) e aparentemente distorcida ao longo dos milênios pelos vencedores, desde a queda do beit sheni ( segundo templo).
Com a queda do beit sheni em 70 E.C., o caminho ficou aberto para implantação de uma nova lei e mudança inclusive do calendário de YHVH, assim como diz no sefer do al Nabi Dani'el, 7:25:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos, e a lei; e "eles" serão entregues na sua mão por um tempo, e tempos, e metade dum tempo."Eu, ben Adam, não me arrogo no direito de interpretar tal dito do profeta para outros, mas para mim mesmo, penso que pode ter relação com nossa queda, exílio e perseguição por um tempo, e tempos e metade de um tempo.
No Talmud da Babilônia Masekhet Pesakhim 57a está dito:
עליהם ועל כיוצא בהם אמר אבא שאול בן בטנית משום אבא יוסף בן חנין
אוי לי מבית בייתוס אוי לי מאלתן
אוי לי מבית חנין אוי לי מלחישת
אוי לי מבית קתרוס אוי לי מקולמוסן
אוי לי מבית ישמעאל בן פיאכי אוי לי מאגרופן
שהם כהנים גדולים ובניהן גיזברין וחתניהם
"Um ensinamento de José Barranan , sobre "eles" [os saduceus, seguidores da torá al kitab] transmitido pelo sábio fariseu Aba Shaul ben Batnit( que aparentava por suas palavras odiar os sacerdotes):"
“Ai de mim, pela casa de Boethus; Ai de mim, pelas suas varas!“Porque eles são kohanim gadolim, e seus filhos são tesoureiros(أمين صندوق); seus genros são os oficiais do templo, e seus servos espancam o povo com suas varas ”
"Ai de mim, pela casa de Hanan; Ai de mim, pelos seus sussurros!
“Ai de mim, pela casa de Kantheras;Ai de mim por suas canetas!
“Ai de mim, pela casa de Ismael ben Fiabi; Ai de mim pelo seu punho!
O que dá a entender, é que os sacerdotes de YHVH, eram muito malvados e precisavam ser substituídos pelos santos rabinos fariseus, ou seja os mocinhos da história da carochinha. Depois que o beit shení caiu, o que vemos foi a desolação do povo de Israel, e podemos dizer agora nestes 2 milênios de poder completo dos fariseus:
"Ai de mim, pelos beisdim (as cortes) dos rabinos fariseus!
"Ai de mim, quando falam que nossos sacerdotes eram malvados!
"Ai de mim, pelos seus novos mandamentos (Sheva Mitzvot LeHaRabanim)!
"Ai de mim, pelos seus murros e dureza de sua nova lei(talmud)!
O "ai de mim" deles, foi completo, pois veja o que aconteceu com a Casa de Boethos, Hanan, Kantheras e de Fiabi:
BOETHUS:
Foram assassinados pelos sicari; pois os sacerdotes participaram ativamente ao lado dos nacionalistas para impedir a entrada dos romanos na cidade de Jerusalém, infelizmente foram derrotados. Aqueles que incitaram a confusão e destruição de Israel naqueles tempos, se juntaram ao acampamento dos romanos em Yavneh e passaram para a história como os heróis. Todos os conhecem e os veem por aí.
ISHMAEL BEN PHABI (Piabi) II
Qohen Gadol sob Agripa II - Ismael foi um digno sucessor do sumo sacerdote Finéias. Ele foi nomeado para o cargo por Agripa no ano de 59 e desfrutou da simpatia do povo. Ele era muito rico. sua mãe fez para ele, para o Dia da Expiação, uma túnica sacerdotal que custou 100 minas. Ismael a princípio seguiu o método saduceu de queimar a novilha vermelha sacrificial, mas finalmente [coagido] autorizou o procedimento de acordo com os ensinamentos farisaicos. Sendo um dos dez principais cidadãos de Jerusalém enviados em uma embaixada ao imperador Nero, ele foi detido pela imperatriz em Roma como refém.
Diz-se também que durante o Grande Levante contra Roma, foi morto Ismael; sua cabeça foi decapitada em Kyrenia . Não se sabe se sua execução ocorreu no início do levante, como vingança ou após a destruição do beit sheni , durante a perseguição aos judeus de Kirini. Aparentemente, seu assassinato foi o premeditado, sendo esta a causa da morte do rabino Ishmael haQohen.
FONTE: Enciclopédia Judaica
Josephus, Ant. xx. 8. §§ 8, 11;idem, BJ vi. 2; § 2;Schürer, Gesch. ii. 219; Büchler, Das Synedrion em Jerusalém, pp. 67, 96, Viena, 1902.
CASA DE KANTHROS
Mão decepada e queimada!
Era shomer Torá, e continuou a observar os mandamentos de YHVH, mesmo com a rebelião. Foi encontrado um certa casa de Katros em Jerusalém, encontraram moedas produzidas na Judéia (67 - 69 , antes do Grande Levante), e os restos de um braço de uma mulher e cerca de 25, indicando que na destruição do beit sheni, os destruidores deceparam a mão de uma mulher. As pedras da casa foram queimadas em fogo feroz, deixadas em toras carbonizadas, bem como camadas de cinza e fuligem, indicando a grande destruição que acompanhou a ocupação da cidade alta pelos romanos, que invadiram a cidade quando os rebeldes saduceus estavam desesperados para protegê-la, e os romanos massacraram a cidade, incendiando suas casas, quando a cidade estava inundada de sangue, os cadáveres enchiam todos os becos e o fogo estava aceso a noite toda. Hoje, o local é conhecido como Burnt House , ou Katros House , e faz parte de um museu de arqueologia chamado subúrbio de Herodian.
Enfim...
"Quem vive da mentira, tem medo da verdade!"
Boa terça feira!