"Casinha velha dos esquecidos megorashim do NE do Brasil
عيد العرش
(סוכות)Sucot é um eid israeli que se inicia no 15° dia, do 7°mês do ano (mês rabinico -Tishrei) de acordo com o calendário vigente.
O haj Também conhecido como Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou Festa das Tendas ou, ainda, festa das colheitas, tendo em vista que coincide com a estação das colheitas em Eretz Israel, no começo do outono.
Está previsto no calendário matemático para a data: dom, 13 de out de 2019 até dom, 20 de out de 2019.
A ordem no Qará (nos escritos de Moisés)
Dt.16:13-16
“Você deve celebrar a Festividade das Barracas por 7 dias quando recolher os produtos da sua eira e do seu lagar de azeite e vinho. Alegre-se durante a sua festividade— você, seu filho, sua filha, seu escravo, sua escrava, o levita, o residente estrangeiro, o órfão e a viúva, que estão dentro das suas cidades.
Por 7 dias você celebrará a festividade para YHVH, seu Deus, no lugar que YHVH escolher, pois YHVH, seu Deus, abençoará todas as suas colheitas e tudo que você fizer,e você ficará cheio de alegria.
“Todos os homens devem comparecer perante YHVH, seu Deus, no lugar que ele escolher, três vezes por ano: na Festividade dos hamazot, na Festividade das Shabuot e na Festividade das Sucote; e nenhum deles deve comparecer perante YHVH de mãos vazias.
Sucote e a guerra civil em Medinat Israil.
Por mais que os rabinos quiram ocultar, em sucote comecou a guerra que nos levou anos mais tarde ao "Grande Exílio".
O historiador dos rabinos; Flavius Josefo nos conta:
A Guerra Civil na Judéia começou inicialmente após a conquista de Gaza por Yonatan Yanai ha Melekh ha Kohen(Alexandre Janeu)por volta de 99 aEC.
Devido à vitória de Yonatan Yanai ha Melekh ha Kohen em Gaza, o reino nabateu[Edom;Amalec] já não controlava sua principal rota comercial para o Mar Mediterrâneo em Gaza e para a estrada que levava a Damasco.
Assim, o rei Nabateu, Ovodias, lancou uma emboscada sobre o Melekh Alexande em um vale íngreme em Gad, onde rei Yannai "teve a sorte de escapar vivo".
Depois que Janeu fora derrotado na batalha de Gad contra os edomitas, ele se voltou contra a feroz oposição dos fariseus(edomitas) em Jerusalém.
Alexandre teve que ceder os territórios adquiridos aos nabateus para que pudesse dissuadir Ovodias de apoiar os oponentes do rei Janeu na Judéia; os fariseus.
Depois disso, durante o haj israeli de Sukot , Alexandre Janeu, enquanto oficiava no Beit ha Mikdash em Jerusalém, como Kohem gadol demonstrou o apoio aos saduceus ao se recusar a realizar a cerimônia de espargir de água de acordo com a tradição dos fariseus: em vez de derramá-la no altar, ele derramou nos seus pés ( lavou os pés na bacia dos fariseus).
A multidão farisaica ficou furiosa com a zombaria do sacerdote israelita asmoneu e mostrou sua ira ao atacar o rei e sacerdote Alexandre com os etrogim (limões cidra) que eles estavam segurando em suas mãos.
Indignado, ele ordenou que soldados do templo que castigasem aqueles rabinos edomitas que o insultaram, resultanto em mais de 6.000 pessoas espancadas no pátio do templo.
Com o aumento da fúria dos fariseus, Alexandre mandou colocar tapumes de madeira em torno dos altares impedindo os fariseus revoltosos de sacrificar de acordo de acordo com a tradição alien dos fariseus e fazer ofertas diárias, exceto os kohanim saduqim.
Ele também contratou tropas estrangeiras, como os Pisidianos e os Cilindros que mais tarde o ajudariam durante a guerra civil.
Este incidente durante o eid de Sukot foi um dos alibes fariseus para iniciar a Guerra Civil de Judeia, ao inflamar as massas populares dos opositores fariseus de Janeu.
No geral, a guerra durou 6 anos e deixou 50.000 mortos judeus.
Depois que o rei Janeu conseguiu a vantagem no início da guerra, os rebeldes fariseus pediram socorro aos Selêucidas [império de Alexandre de Macedônia].
Os rabinos insurgentes juntaram forças com Demetrius III Eucaerus para lutar contra o rei Janeu. As forças selêucidas derrotaram as tropas israelitas do rei Janeu em Siquém e o forçaram a recuar para as montanhas. No entanto, depois que 6.000 judeus procurarem ao rei Janeu para se juntar as tropas do rei, os rebeldes e covardes fariseus finalmente decidiram que era melhor "recuar" [sair da luta armada para a guerrilha política] e viver sob um rei saduceu do que voltar para um governante selêucida.
Demetrius foi derrotado pelo rei Janeu, o que aparentemente foi o fim da guerra civil e trouxe uma sensação de solidariedade nacional contra a influência selêucida.
No entanto, Janeu não estava interessado na reconciliação com os rabinos fariseus hipócritas e traidores dentro do Estado da Judeia, castigou então os traidores. Josefo relata que Janeu capiturou 800 rebeldes fariseus, e os trouxe para Jerusalém e os fez crucificar, e as garganta das esposas e dos filhos do rebeldes; cortaram diante de seus olhos. O fariseus depois que o templo caiu disseram que enquanto os traidores eram justiçados o rei Janeu festejava com suas concubinas.
Crucificação de Rebeldes
As conseqüências da Guerra Civil da Judéia consistiram em agitação popular, pobreza e tristeza pelos soldados caídos em ambos os lados.
Mais os fariseus não desistiram...Edom e Amalec e Aman tinham que sobrepujar a Israili...
Comemorando sucote... continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário