אַנְטִיגְנוֹס אִישׁ סוֹכוֹ
Antigonus, o ben Adam de Socó foi o primeiro hakham de quem a tradição dos fariseus preservaram não só o nome, mas também uma importante doutrina.
Ele viveu na primeira metade do 3º século aEC.
De acordo com a Mishná , ele era o discípulo e sucessor de Shimon ha Zadiq. Antigonus é o primeiro judeu conhecido a ter um nome grego, um fato comumente discutido pelos estudiosos quanto à extensão da influência grega no judaísmo após a conquista de Eretz Israel por Alexandre, o Grande.
Saduceus e Casa dos Issim(Beitusim)
Os folclores das tradições farisaicas conectam o hakham Antigonus com a origem dos saduceus e betusianos.
Essas fontes argumentam que o grupo dos "Justos" se originou em conjunto com o grupo da Casa dos Issim, durante o período do 2º Templo , com seus fundadores, Zadoq e Boetus, ambos sendo estudantes particulares de Antigonus de Sokó.
Sua mais importante citação que sobreviveu a censura dos fariseus de ben Zacai( aquele que fugiu num caixão!!!) em Yavné foi:
"Não sejais como servos que servem seu mestre por causa da recompensa,antes, sejam como servos servem a seu mestre sem esperar recompensa, e que o temor do Céu seja sobre você".
אַנְטִיגְנוֹס אִישׁ סוֹכוֹ קִבֵּל מִשִּׁמְעוֹן הַצַּדִּיק. הוּא הָיָה אוֹמֵר, אַל תִּהְיוּ כַעֲבָדִים הַמְשַׁמְּשִׁין אֶת הָרַב עַל מְנָת לְקַבֵּל פְּרָס, אֶלָּא הֱווּ כַעֲבָדִים הַמְשַׁמְּשִׁין אֶת הָרַב שֶׁלֹּא עַל מְנָת לְקַבֵּל פְּרָס, וִיהִי מוֹרָא שָׁמַיִם עֲלֵיכֶ
Pirkei Avot 1:3
Ele resume a doutrina dos Justos de Jerusalém (zadiqim):
“O bem deve ser feito para seu próprio bem, e o mal ser evitado, sem levar em conta as consequências, seja vantajoso ou prejudicial.”
A concepção dominante no pensamento fariseu, que a vontade de YHVH deve ser feita para obter o Seu favor na forma de prosperidade física, foi rejeitada pelos discípulos de Antígonus, bem como a visão, especificamente chamada "farisaica", que faz recompensar no olam rabá (futuro) o motivo da virtude dos ben Adam (humanos).
Essa concepção de cumprir uma boa ação foi amplamente utilizada pelo grupo fariseu dissidente do fariseu Iesu ha Notzri, e hoje você pode observar em todas as suas denominações.
Sem indicar a recompensa na vida após a morte, Antígonus aponta que as ações dos homens não devem ser influenciadas pelo humilde sentimento de temor dos mortais, mas que existe um julgamento divino do qual os ben Adam devem pensar.
A expressão "Céu" para "YHVH" é a evidência mais antiga no judaísmo pós-exílico da existência da ideia de uma Deidade transcendental.
Segundo a pilheria dos rabinos, Zadok aluno de Antigonus e, possivelmente, fundadores dos saduceus, interpretaram de forma burlesca seus ensinamentos para "significar que não há vida após a morte".
Agora pense comigo. De qual boca de um saduceu você ouviu isto? Você ouviu dos púlpitos de igrejas e de púlpitos de sinagogas rabínicas; de um saduceu; Não!
Fonte de pesquisa: Enciclopédia Judaica
Nenhum comentário:
Postar um comentário