A declaração de fé dos rabinos fariseus, chama-se "XIII Princípios de Fé" Yighdal-( יִגְדַּל ), foi obra do filósofo, escritor e médico judeu de al Andaluz(Espanha),o famoso Abu Imran Musā bin Maimun ibn Abdullah al-Kurtubi al-Israili ( أبو عمران ووسى بن ميمون بن عبد الله القرطبي الإسرائيلي), que segundo alguns, se converteu em islâmico, e depois voltou ao judaísmo.
A declaração de Fé dos Cara'itas [saduceus] é chamada "Tub Ta'am" -( טוב טעם). Nome dado pelas duas primeiras palavras em Hebraico, desta declaração.
O Tubtaam era recitada nas Aljamas (Casas de Oração) Qara'im (saducéias) nos Khagim, desde pelo menos o Século 13 (i.e em Al Andaluz). A versão abreviada se recita duas vezes ao dia.
Quando um bnei Israili, um anusim; abandona as falsas religiões deixando de idolatrar o rabino de Nazaré, estátuas e amuletos fariseus e se volta para a religião; no ato de adesão ao saduceísmo (caraísmo), ele recita o TubTa'am na presença da assembléia dos israelitas qara'im, sem conversões ou marcas de "ferro" de gado, como muitos espertalhões querem fazer com os banu anusim, dando um "(גיור) giyur k'halakha". O famoso papel assinado e homologado pelos fariseus, que deixa claro que você não era israelita, muito menos judeu.
Desafortunadamente, alguns anusim tolos aceitam (fujam da conversão, seus tolos!), deixando a bênção de serem, bnei Israili (filhos), com direito a herança natural, para serem estranhos residentes (gringos), repetindo o feito de Esaú, quando trocou a sua primogenitura por um prato de feijoada (lentilhas "vermelhas").
"O giyur serve para separar o "gado" novo do isabelita velho"
OBS: O isabelita, parece; mas não é israelita. O isabelita é o descendente de Esaú, que ainda luta para desacreditar Jacó e tomar sua primogenitura, sua terra, suas rezas, seus livros,seus filhos e tudo mais, pois não conhecem o mandamento "Não cobiçarás".
O Tubta'am consiste em uma série de declarações lida em voz alta pelo hazan, com a assembleia de YHVH respondendo a cada declaração com uma enérgica aclamação: Emet! (Verdade"!)
Em síntese, a declaração, inclui os princípios e práticas principais da singularidade do saduceísmo (caraísmo):
A singularidade e unidade de YHWH como Deus e Criador. A verdade da Torá al kitab (Escrita) dada a Moshe Rabbenu, Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya"a (نبي موسى); não o Talmude da babilônia, terra da confusão.
A natureza perfeita da Torá al kitab (escrita) que não deve ser somada com outros textos ou subtraída o seu texto. O talmude é uma nova lei assim como o Corão e o Novo Testamento, e por isto é excluído.
O Templo de Jerusalém como lugar para voltar-se para a salah( oração).
O começo do ano, no mês da páscoa; ou seja no 1º mês, conforme o calendário do miqra'ot, seguindo o costume saduceu de avistar a lua nova no poente; a tarde.
O começo de anos do calendário do Tanakh de acordo o estado de maduração da cevada, no mês da primavera (Abibe) na Medina de Israel.
A verdade e a natureza da profecia do Miqra Hebraico (bíblia) Escrita. Os Khagim e Moedim do Qará ordenados por YHVH.
A natureza Eterna de YHVH que a tudo governa.
A ideia de um bom final para a humanidade, em que toda a carne prestará culto ao único e verdadeiro Deus, YHWH.
Abaixo a declaração:
Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio em teus mandamentos. (Salmo 119:66)
Crede em YHWH, vosso Deus e estareis seguros; crede em seus profetas e prosperareis. (2ªCrôn 20:20)
E creram em YHWH e em Moshe(نبي موسى) Rabbenu, 'Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya "a, Seu servo. (Ex 14:31)
YHWH é nosso Deus, nosso Criador, nosso Redentor, nosso Artífice, nosso Santo, ele é único no Universo: Verdade!
E Moshe Rabbenu (نبي موسى), Ebed HaYa, Abi Hanebi'im zya"a, é Seu servo, Seu profeta, Seu mensageiro, Seu amado, Seu escolhido, Seu querido e fiel emissário com sinais e maravilhas: Verdade!
E Sua Torá(escrita) é perfeita, legítima, pura, correta, clara, ilumina os olhos, alegra o coração, alivia a alma, ensina sabedoria ao simples, e é mais agradável que o ouro, mais que muito ouro refinado e mais doce que o mel e o néctar, ela é beneficente para aqueles que a guardam e aqueles que a cumprem conseguem prêmio: Verdade!
E Seu Templo é a Casa de Oração, a Casa de Culto, a Casa de Sacrifício, a Casa das Festas de Peregrinação, o Templo do Rei YHWH dos Exércitos em Jerusalém a Cidade Santa: Verdade!
E a lua em sua renovação, em sua visibilidade, em sua aparição vespertina no momento de seu testemunho, depois de estar oculta (negra), é uma testemunha fiel no céu, Sela! Um sinal válido e uma indicação para o começo dos meses segundo a palavra de YHVH: Verdade!
E Abib (cevada madura na primavera) encontrado na Medina de Israel em seu devido tempo, em seu modo, em sua natureza, é um sinal válido e uma indicação para o começo dos anos, para as peregrinações, festas, e festividades, segundo a palavra do YHVH dos Exércitos: Verdade!
E Seus profetas (nabi'im) e Seus mensageiros (malakh'im) e Seus emissários (Sheliakh'im) e Seus videntes (roeh'im) que profetizam e que são enviados em verdade e justiça: Verdade!
E Suas festas: Verdade!
E as Santas Assembleias: Verdade!
E [coloque a fórmula apropriada para a Festa, veja abaixo]: Verdade!
(Haj hamazot durante 7 Dias / O 7º dia,o dia da Assembléia [o último dia de Haj Hamazot] /Shabuot e haj ha Biqurim / o Dia de Aclamação o Primeiro do 7º / Haj ha Suqot durante sete dias /o 8º dia de Assembléia [o último dia de Suqot]).
E Seus mandamentos e Seus estatutos e Seus testemunhos e Seus juízos e todas Suas palavras: Verdade!
E YHWH é um verdadeiro Deus; Ele é o Deus vivente e Rei do Universo;E diante de sua ira treme a terra; as nações não podem resistir ao seu furor. (Jer 10:10) E não tire jamais de minha boca a palavra da verdade, porque em teus juízos espero. (Salmo 119:43)
E YHWH será rei sobre toda a terra. Naquele dia, YHWH será único, e único será seu nome. (Zc 14:9) Reinará YHWH para sempre; teu Deus, Oh Sião, de geração em geração! Aleluia! (Salmo 146: 10)
Seu reino é reino eterno e teu senhorio por todas as gerações. (Salmo 145:13) Porque de YHWH é o reino e ele regerá as nações. (Salmo 22:29)
YHWH é Rei, YHWH tem sido [sempre] Rei, YHWH reinará eternamente e para sempre!". (Ex 15:18) Bendito seja YHWH para sempre! Amém e amém! (Salmo 89:53)
O Tuv Taam, pode ser encontrado disponível na internet no site: Karaite Korner dos Judeus Karaitas Askenazi -(Americanos, russos e do leste europeu) com tradução baseado no Sidur de Viena 1854, p.110.