sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Um Cordel Tekhelet !

Mar tehelet 

לח דַּבֵּר אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְאָמַרְתָּ אֲלֵהֶם, וְעָשׂוּ לָהֶם צִיצִת עַל-כַּנְפֵי בִגְדֵיהֶם, לְדֹרֹתָם; וְנָתְנוּ עַל-צִיצִת הַכָּנָף, פְּתִיל תְּכֵלֶת
"Fale aos filhos de Israel e peça-lhes que os façam ao longo de suas gerações franjas nos cantos de suas vestes e que ponham à margem de cada canto um fio tehelet(תְּכֵלֶת). Nm.15.38

Cor:( verde) iarok e tsahov (amarelo)

O verde representa a materialização da cor celeste do céu na vegetação e tem seu significado ligado ao azul celeste do céu, mas recebe também conotações associadas à cor azul amarelada que constitui. Lembra do pavilhão nacional - "verde e amarelo"

Quem é do nordeste setentrional do Brasil e principalmente nas adjacências do Rio Grande do Norte, Paraíba e do Ceará, bem conhece uma famosa rádio chamada "Radio Verdes Mares" que transmite há décadas desde a Capital Al'encarina.

Rádio Verdes Mares, popularmente conhecida como Verdinha, Opera no dial AM, na frequência 810 kHz, e é a geradora de sua rede de afiliadas. 

Fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand, a Rádio Verdes Mares foi adquirida pelo industrial Edson Queiroz em 1962.


Imagem pública - Wikipedia 

Aqui principiamos um pensamento sobre o famoso mandamento da cor "tehelet".

"Fale aos filhos de Israel e peça-lhes que os façam ao longo de suas gerações franjas nos cantos de suas vestes e que ponham à margem de cada canto um fio tehelet(תְּכֵלֶת).-Nm. 15.38
Na Torá al kitab (Escrita) de Musa rabbenu, ebed HaYa abi haNabi'im zYa"a, há descrição de diferentes impurezas, todas conhecidas pelo termo "Tsara'at" (צרעת). 

Em Levítico 13:49 diz que se uma roupa tem uma descoloração de "ieraqeraq" (יְרַקְרַק) esverdeado "adamdam"(אֲדַמְדָּם) - avermelhado,deve ser mostrada a um qohen que determinará se é ou não impuro com tzara'at( lepra): A mesma palavra é usada em 14:37 para descrever descoloração impura em uma construção civil. O curioso é que diz: "Mostre ao sacerdote, não ao rabino".

O famoso ribi Frances fariseu Sholomo Itshaq - "Rachi" diz em seus comentários que a palavra ieraqeraq significa "verde profundo".

Antigo tekhelet encontrado- Parece esverdeado; não?

Encontrei na sefaria.org, que (ירקרק . יָרֹק שֶׁבַּיְרֻקִּין: ירקרק) indica verde entre os verdes (o verde mais profundo) .

Porque diz-se que Sholomo Itzaq diz que "ירקרק" é verde ? Iaroq é verde.: 

"Ele ( o jumento selvagem) percorre as montanhas em busca de seu pasto e procura tudo o que é iaroq ". Jó 39.8

Rashi comenta em Ex. 25.4, que o significado da palavra tekhelet: “A lã tingida com o sangue do caracol qilazon, que é tekhelet. De acordo com seu comentário Nm 15.38 é iaroq.
Talit gadol verde

Na Berakhot 9b diz-se quando pode-se ler a oração do Shema pela manhã. É quando se pode distinguir entre Tekhelet e Qarti . 


O Alho porro é da cor qarti... 

MISHNA: Desde quando recitar Shema pela manhã ? 

Desde quando uma pessoa pode distinguir entre céu azul [ tekhelet ] e branco. O rabino Eliezer diz: Desde quando é possível distinguir entre azul-céu e verde-alho-porro.
E é preciso terminar de recitar Shema até o final do período em que você se levanta, ou seja, nascer do sol, quando o sol começa a brilhar.
Rashi escreve em seu comentário lá que tekhelet é iarok pois é semelhante à cor de um qarti que é chamado de alho-porró.
Chullin 89a: 3חולין פ״ט א:ג׳
Que foi ensinado, o rabino Meir diz o que distinguia o techelet de todas as cores? ... Porque o techelet é semelhante ao mar, e o mar é semelhante ao firmamento, e o firmamento é semelhante a uma pedra de safira e uma pedra de safira é semelhante ao trono da glória, como está escrito.


Safira em estado bruto 


O alho-poró é verde fosco, e o Talmude em Suqáh 31b discute se um etrog (cidra) pode ou não ser usado em Sucot se for " iarok como um alho-poró". Então, como Rachi pode dizer que essa é a mesma cor do céu? tekhelet ? Nem os etrogim nem alho-poró são azuis. 


etrog 

No Talmud em Berakhot de alguma forma implica que tekhelet significa ser azul turquesa. 


Turquesa 

Em Menachot (43b) afirma que tekhelet é a cor do mar e o mar é a cor dos céus, o que deve significar azul turquesa. 

No entanto, no Yerushalmi (Berakhot 1: 2), diz que tekhelet é a cor do mar, que é a cor da grama, que é a cor dos céus. 


grama var. azul 

Confesso que fiquei bastante pensativo!

Mas se ajudar em algo vejamos no nosso hebraico moderno: 

כחול = Khchol = Azul 

תכלת =Tekhlet = Azul claro 

No tanakh (Miqrá/Qará) para este caso só tem a palavra "tekhelet" que é a cor do mar, cor da grama, cor de alho poró e da cor do céu.

Qual é a cor que você usa? 


Um fio tekhelet - Verde ou azul? 

Se um qaraita ou saduceu usar um fio da cor de alho poró estará invalidando o mandamento tehelet? "vamos a formiga"! Não confie nas minhas palavras, ou nos mestres dos edomitas..procure você mesmo a resposta no miqra'ot.

boa semanta. 






segunda-feira, 12 de agosto de 2019

"A Voz é de Israel, porém as mãos são de I'saú" ?

“A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú” (Gênesis 27.22).
"Digo, mas não faço! digo que sou, mas não sou"
Conjecturo com esse reluzente "passuq" que as "palavras diferem das obras", ou seja "dizem mas não fazem", ou tem aparência de Israel, mas por dentro são Amaleq, tipicamente o politico atual.

Hoje tenho a clara impressão[também posso estar errado] que curiosamente, vivemos sob o domínio do rei Heroide, o Grande isabelita, que foi empoderado por Roma, depois que os proto-rabinos, os fariseus separatistas, ou separados do povo de Israel, fizeram seu engodo político e derrubaram os asmoneus, culminando com a morte do último asmoneu. 

Fariseu "פרוש" é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá Oral (tradição), surgidos no segundo século antes da queda do 2º Templo. São opositores virulentos dos saduceus e foram os criadores da instituição da sinagoga para substituir a influência do Templo.

Com a destruição de Jerusalém em 70 E.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade israelita e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico-judaísmo isabelita. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a "verdadeira" comunidade de Israel", "Os santos".

Depois que Alexandre Yannai o Rei Sacerdote, nos deixou, sua rainha Shalom Zion apoiou os "isabelitas", dando força a seu filho Hircano, que foi considerado por Josefo, como um inapto, para não ofender, chamando-o de vagabundo. A rainha pró isabel'im perseguiu Aristóbulo Benianai, que era saduceu, até que este foi assassinado pelos romanos.

Por fim os isabel'im vencem e tal qual a nossa Venezuela atual, ficaram os israelitas em uma situação embaraçosa.    
Em Gittin 57b: 9 diz: "A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú", que os fariseus expuseram da seguinte forma: "A voz"; este é o grito que foi levantado pela ação imperador Adriano. 



Entendi que o imperador Adriano levantou os isabel'im, pois estes eram seus irmãos.



Midrash Tanchuma, Bereshit 7: 8; diz: "Depois que Adriano , o rei de Edom, conquistou o mundo inteiro, ele retornou a Roma e disse a seus cortesões: “Eu ordeno que você me aclame como um ser divino, pois eu subjuguei o mundo inteiro”.

Na Enciclopédia Judaica 1925, volume 5, página 41 está escrito:"Esaú-Edom é o moderno povo judeu ".


"Estritamente falando, não é correto chamar um antigo israelita de " judeu "ou chamar um judeu contemporâneo de israelita ou hebreu ." Almanaque Judeu 1980, p. 3. Isso significa , que os próprios judeus isabelitas sabem que eles são um mimetismo, e não são israelitas, mas usurpadores de Israel ou da identidade de Israel.

Na voz judaica, 7 de agosto de 1941, o rabino Stephen Weiss." disse: "Alguns chamam isso de comunismo , eu chamo de judaísmo ."Anti-comunismo é anti-semitismo". 

"Os Judeus edomitas(isabelitas ou esabelitas, referente aos da prole de Esab) começaram a chamar a sí mesmos de hebreus e israelitas em 1860. " Enci4clopédia Judaica 1971 Vol. 10/23 

O nome "Edom" é usado pelos talmudistas para o Império Romano, e eles aplicaram a Roma todas as passagens da Bíblia referentes a Edom ou a Esaú. 

Em Levítico Rabá 13, Roma, sob o nome de "Edom", é comparada a um javali, e o nome simbólico "Seir" foi usado pelos poetas da Idade Média não apenas para Roma (comp. Ecclus. 1. 26, Hebr.), Mas também para o cristianismo (Zunz, "Literaturgesch." P. 620). 

Por causa disso, a palavra "Edom" foi freqüentemente expurgada pelo censor e outro nome foi substituído (Popper, "Censura dos livros hebraicos", p. 58). 

No lugar de "Edom", a palavra "Ḥazir" (marrano;porco) era ocasionalmente usada, talvez como um mero termo de censura (mas veja Epstein, "Beiträge zur Jüd. Alterthumskunde", p. 35). 

E por fim não esqueçam da rainha Jezabel, uma "isabelita" raiz, no tempo dela os israelitas foram maltratados, enxotados e detestados como se a marca de Caim estivesse sobre eles, até que YHVH enviou o profeta Elias...séculos depois em al Andaluz, uma outra Isabel de "Castela", pelas mãos dela os israelitas foram maltratados, enxotados e detestados como se a marca de Caim estivesse sobre eles, até que ela decidiu expulsa-los, no fatídico 1492.

Boa semana.